• ter. abr 23rd, 2024

NASA anuncia primeira caminhada espacial totalmente feminina para este mês

out 10, 2019
Compartilhe Boas Notícias

A missão deveria ter ocorrido no início do ano, mas foi cancelada por falta de trajes adequados

A NASA anunciou que a primeira caminhada espacial totalmente feminina deve ocorrer no próximo dia 21 de outubro. As astronautas escolhidas para esse evento histórico foram Jessica Meir e Christina Koch, ambas norte-americanas.

O anúncio veio após o fracasso da agência espacial, que pretendia ter realizado o feito no início do ano, mas, por falta de trajes adequados, teve de cancelar o procedimento. No período, Koch e sua colega Anne McClain, que estavam na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), deveriam ter realizado o feito.

Entretanto, como a NASA só tinha um traje apropriado para mulheres, a missão teve de ser reagendada. O problema reacendeu o debate sobre machismo na exploração espacial. Para Koch, destacar o fato de que a missão será completamente feminina é relevante. “Acho importante por causa da natureza histórica do que estamos fazendo e porque, no passado, as mulheres nem sempre estavam à mesa”, disse ela à TV da agência espacial.

Meir e Koch se formaram juntas na turma de 2013 da NASA e são melhores amigas — no início do mês, a astronauta mais experiente publicou uma foto comemorando a chegada da colega à ISS. Ambas estão entre as 12 candidatas à Missão Artemis, que levará a primeira mulher à Lua em 2024.

Estão agendadas outras nove caminhadas espaciais para os próximos três meses, “uma cadência não vivida desde a conclusão da montagem da Estação Espacial, em 2011″, segundo o que NASA declarou no Twitter.

Fonte: Galileu

Loading