• ter. abr 23rd, 2024

Cientistas testam vacina que poderia prevenir câncer de mama

out 14, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Profissionais estão focando suas pesquisas em tumor que, embora não seja maligno, pode se tornar prejudicial se não for tratado

A instituição científica norte-americana Mayo Clinic está desenvolvendo uma vacina para prevenir um tipo de câncer de mama. Segundo comunicado à imprensa divulgado pela organização, profissionais estão focando suas pesquisas no carcinoma ductal in situ.

Ele é considerado uma forma inicial de câncer, já que as células malignas não chegam a atingir veias e vasos linfáticos. O carcinoma ductal in situ não dá metástase, mas, se não houver tratamento em até 10 anos, a probabilidade de o tumor se agravar e atingir outros tecidos mamários é de 30%.

“O carcinoma ductal in situ é um crescimento anormal de células que ocorre dentro dos ductos da mama, e essas células podem ter o potencial de se transformar em um câncer invasivo”, explicou Amy Degnim, da Mayo Clinic. 

A vacina que está sendo desenvolvida pela instituição norte-americana foca na proteína HER2, encontrada na maioria das mulheres com esse tipo de câncer de mama. Segundo Degnim, se a técnica funcionar, essa proteína poderia ser neutralizada e carcinomas resultantes dela seriam prevenidos.

Para a especialista, esse é um passo importante em direção ao objetivo do grupo: “No futuro, gostaríamos de poder vacinar para prevenir o câncer de mama em mulheres saudáveis, tornando essa doença uma coisa do passado”, pontuou.

Fonte: Galileu

Loading