• ter. abr 23rd, 2024

Coral de colégio carioca fica em primeiro lugar em festival internacional

jul 12, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Jovens do Colégio São Vicente, que conquistaram jurados na Áustria, fizeram ‘vaquinha’ para viajar

O plano era ousado — cantar Mozart na terra de Mozart —, mas deu certo. O coro juvenil São Vicente a Cappella, composto por alunos e ex-estudantes do ColégioSãoVicentedePaulo , no CosmeVelho , conquistou o primeiro lugar no maior festival de música jovem de orquestras, coros e bandas do mundo, o Suma Cum Laude — International Youth Music Festival, realizado em Viena. O grupo, que empatou na primeira posição com o coro KwaZulu-Natal Youth Choir, da África do Sul, ainda vai fazer mais três concertos na Áustria, antes de voltar para casa. Clique aqui e veja o vídeo.

Mas até apresentar “Ave verum corpus” e conquistar os jurados, o coral, com seus 37 integrantes, teve que se esforçar. Sem qualquer patrocínio, os jovens e a professora Patricia Costa, diretora do grupo, prepararam duas campanhas de financiamento coletivo, além de feijoada, rifas e concertos com bilheteria, para conseguir viajar. As famílias dos estudantes também ajudaram, e o grupo conseguiu arrecadar o que precisava para custear passagens e hospedagem dos cantores, que só tinham uma experiência internacional no currículo, uma participação no Festival de Mendoza, em 2013, na Argentina

Um coro brasileiro ganhar o primeiro lugar cantando Mozart na terra de Mozart é demais para a gente. E isso porque nós cantamos sobretudo música brasileira — contou Patricia, que levou balões brancos para o palco quando os jovens cantaram “Lua, lua, lua”, de Caetano Veloso.

Após o sucesso em Viena, o coral já recebeu um convite para participar do Festival da Bratislava, na Eslováquia.

Grupo arrecadou R$ 500 mil para viajar

Para viabilizar a ida da comissão formada por 60 pessoas — sendo 37 do coral e 12 educadores musicais e regentes musicais que se engajaram de diversas partes do país, como Paraná e São Paulo, pagando do próprio bolso —eles fizeram um comitê junto com os pais e prepararam duas campanhas de financiamento coletivo, além de feijoada, rifas, concertos com bilheteria, e investimento das próprias famílias dos alunos. Ao todo, eles conseguiram juntar em torno de R$ 500 mil

Pelo sétimo ano participando do coral, o jovem João Pedro Romano, de 22 anos, deseja que o título, que não tem prêmio em dinheiro, seja usado como um trampolim para a divulgação do canto coral no Brasil.

— Acredito que deveria ser obrigatório nas escolas. Cria uma relação de confiança tão forte entre os membros, além de apresentar novos estilos musicais. É muito estranho chegar aqui na Europa e ver criancinhas tocando milhares de instrumentos, cantando músicas sacras, populares, diversos estilos belíssimas e, quando você olha pra nossa realidade, o canto coral no Brasil é associado a “coisa de velho” ou igreja — declara João Pedro.

Fundado em 1999, o Coro Juvenil São Vicente A Cappella é formado por alunos e ex-alunos do Cosme Velho, além de jovens dos arredores da instituição. O objetivo é desenvolver um repertório sem acompanhamento instrumental, explorando peças com um grau de dificuldade considerável e abrangendo diversos períodos da música brasileira erudita ou popular, como baião, maracatu e samba. Os cantores têm entre 12 e 24 anos e as apresentações sempre tem um quê de artes cênicas. “Lua, lua, lua, lua”, de Caetano Veloso, por exemplo, é feita com balões brancos. Já “Águas de março”, que fechou a apresentação do grupo na Europa, eles encerraram com uma simulação de chuva, técnica que aprenderam com o músico paulistano Fernando Barba, do grupo Barbatuques, de percussão corporal.

Desde a década de 1960 é que se tenta quebrar algumas marcas europeias no estilo, como o uso de bata comprida, e propôr coisas diferentes. Por isso o povo daqui fica até meio escandalizado com a gente — ri Patricia. — Agora a gente recebeu convite para o Festival da Bratislava. Quero muito participar de outros festivais em outros lugares, de repente na África do Sul, que empatou com a gente.

Fonte: O Globo

Loading