Descoberta molécula capaz de matar células cancerígenas

Descoberta molécula capaz de matar células cancerígenas
Avalie este conteúdo
Uma equipa médica da Finlândia descobriu uma molécula, denominada Cent-1, capaz de matar células cancerígenas, anunciou a revista ScienceDaily, citando um estudo feito por cientistas de dois centros de pesquisas daquele país nórdico.

O objetivo da pesquisa, liderada por Marko Kallio, cientista principal da equipa de médicos de duas universidades finlandesas – a Oriental e de Turku – era o de acelerar o processo de desenvolvimento dos fármacos por meio da identificação de novos compostos que possuem propriedades de ligação semelhantes e caraterísticas observáveis da célula, mas com uma estrutura química diferente.

O processo de desenvolvimento destes novos fármacos que favorecem o desenvolvimento do cancro é geralmente caro e demorado, podendo levar entre 10 e 15 anos para ser concluído, e comporta custos avaliados em centenas de milhões de euros, além de acarretar riscos associados à utilização.

Mas, através de um modelo computacional, os investigadores procuraram criar um método capaz de acelerar significativamente a descoberta desta molécula que apelidaram de Cent-1, reduzindo os custos de produção, refere a ScienceDaily.

Os pesquisadores realizaram uma seleção assistida por computador de um total de 65.000 compostos, antes de identificar a molécula que apelidaram de Cent-1, que mata células cancerosas através de um mecanismo semelhante ao Rigosertib, fármaco já comercializado e que promove a apoptose (quando a célula programa a própria morte).

A estrutura química do composto Cent-1 é diferente da do Rigosertib, refere a publicação, pelo que “o que torna o estudo significativo é evidência de que Rigosertib não inibe os seus genes-alvo, havendo razão para acreditar que a molécula tem um mecanismo de ação diferente do que se previa”.

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Descoberta molécula capaz de matar células cancerígenas"

Deixe um comentário

Translate »