Mostra gratuita do Itaú Cultural reúne espetáculos que tratam sobre questões sociais, raciais e de gênero
Atenção, amantes das artes dos palcos! O Itaú Cultural preparou mais um presentão para vocês: um novo “Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas”, que exibe online gravações quadros de dança, performances, espetáculos, cenas teatrais e circo.
“O Duelo”, com Camila Pitanga e Pascoal da Conceição, é um dos destaques do “Festival Arte Como Respiro”
Desta vez, o público pode conferir 16 trabalhos realizados por grupos do Amazonas, da Bahia, do Distrito Federal, do Maranhão, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo.
O festival acontece do dia 2 ao dia 6 de setembro e cada atração fica disponível por 24 horas. Os espetáculos adultos são disponibilizados sempre às 20h e os infantis sempre aos fins de semana, a partir das 15h. Todas as sessões são abertas com a apresentação de uma obra curta.
A curadoria da mostra priorizou trabalhos que discutissem questões sociais, raciais, de gênero e até situações individuais ou coletivas causadas pela suspensão social.
- O que assistir
Um dos destaques é “Shakespeare Isolado” (BA), da Ato Espelhado Companhia Teatral. Durante a pandemia de covid-19, os atores Cícero Neves e Patrícia Ragazzon experimentam Shakespeare a partir de trechos de algumas de suas peças. Sozinhos em um prédio de seis apartamentos, eles exploram os espaços disponíveis em uma proposta de encenação que se mistura ao cotidiano. O espetáculo fica disponível das 20h do dia 2 às 20h do dia 3 de setembro neste link.
“Shakespeare Isolado” é uma experimentação cênica da Ato Espelhado Companhia Teatral
A atriz mineira Lucimélia Aparecida Romão apresenta “Mil Litros de Preto: a Maré Está Cheia”, espetáculo que aborda o extermínio da juventude preta, apontado pelo texto como política-base do Estado para com os negros brasileiros desde a escravidão. Você pode assistir entre às 20h do dia 3 e às 20h do dia 4 de setembro. neste link.
“Mil Litros de Preto” é uma produção mineira
Também tem videoperformance no “Festival Arte Como Respiro”. O ator paulistano Robson Catalunha apresenta “O Híbrido”, obra criada a partir de impressões e sensações vividas por um ser em mutação durante a quarentena. O público pode conferir entre às 20h do dia 4 e às 20h do dia 5 de setembro neste link.
“O Híbrido” fala sobre um ser em mutação
No fim de semana, os adultos podem conferir “O Duelo” (SP), adaptação da novela homônima de Tchekhov feita pela Andara Filmes. A direção é de Georgette Fadel e o elenco tem nomes como Camila Pitanga e Pascoal da Conceição.
A história é narrada pelo ponto de vista de diversas personagens que têm o mesmo objetivo: aproveitar da melhor forma os dias que ainda têm para viver. O escritor russo coloca em confronto um funcionário e a sua jovem mulher, um médico militar, um zoólogo de ideias radicais e um diácono dado ao riso. É nesse ambiente que o ódio crescente entre o zoólogo e o funcionário culmina em um duelo. Ficou curiose? O trabalho é exibido neste link entre às 20h do dia 5 e às 20h do dia 6 de setembro.
E a criançada? Os pequenos podem se divertir com o Eduardo Salzane e seu “Circo Valise” (SP). Em um tempo não muito distante, uma misteriosa elefanta encontra um caixeiro viajante e lhe entrega uma pequena mala. Daquele dia em diante, o caixeiro carrega consigo o Circo Valise, mas depois de muitos anos e apresentações uma surpresa o espera. O espetáculo fica disponível entre às 15h do dia 5 e às 15h do dia 6 de setembro neste link.
“Circo Valise” faz a alegria dos pequenos
Outra atração infantil é “O Barquinho Amarelo” (SC), da Associação Eranos – Círculo de Arte. A peça faz uma ponte entre gerações, revelando ao público brincadeiras, imagens e sonoridades da infância no interior, atravessadas por aquilo que é original em todas as crianças de todas as épocas e de todos os lugares – o universo imaginativo. Assista entre às 15h do dia 6 e às 15h do dia 7 de setembro neste link.
“O Barquinho Amarelo” é uma das atrações infantis do evento
Você confere a programação completa do “Festival Arte Como Respiro – Edição Cênicas” neste site. Está tudo separadinho por dia!
“Festival Arte como Respiro”
O festival reúne parte dos 200 trabalhos que foram contemplados pelos editais do Itaú Cultural, abertos no começo da pandemia de covid-19, em auxílio emergencial aos artistas que tiveram trabalhos suspensos.
Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊
#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva
54 Total Visualizações, 1 Visualizações Hoje