A Lituânia e a Polônia construíram um ‘portal’ conectando duas de suas cidades e as pessoas estão adorando

A Lituânia e a Polônia construíram um 'portal' conectando duas de suas cidades e as pessoas estão adorando
Compartilhe Boas Notícias

A sociedade está evoluindo e percorremos um longo caminho desde a escravidão e as mulheres não podendo votar. Mas ainda temos espaço para melhorar: parar de discriminar pessoas que são diferentes, aceitar pessoas que pensam, se vestem, falam diferente de nós.

A divisão entre as pessoas é um problema tão antigo quanto o mundo, mas precisa de soluções modernas. A Internet é agora um ‘portal’ que foi aberto em duas cidades europeias, Vilnius e Lublin, que foi construído justamente para encurtar a distância entre nós e eles. Não só o significado por trás deste projeto é incrível, mas também parece muito legal e futurista.

A cidade de Vilnius na Lituânia e a cidade de Lublin na Polônia agora estão conectadas por um portal no qual elas podem se ver

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

O portal tem uma forma circular que simboliza a roda do tempo e, na ficção científica, representa o espaço e o tempo, que se liga ao círculo por ser um portal. Esta ponte virtual entre a capital da Lituânia, Vilnius, e uma das mais antigas cidades polonesas, Lublin, é a primeira desse tipo. Em Vilnius, o portal pode ser encontrado ao lado da estação ferroviária de Vilnius. Enquanto isso, em Lublin, ele reside no Plac Litewski.

Essas 2 cidades têm uma conexão histórica, já que a União de Lublin foi assinada em 1º de julho de 1569 entre a Polônia e a Lituânia naquela mesma cidade. Essa união criou um único estado, a Comunidade Polonesa-Lituana, um dos maiores países da Europa na época. Portanto, também é simbólico que essas duas cidades sejam as únicas a espalhar a mensagem por trás do projeto, que é sermos unidos e não divididos.

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

Este círculo com uma tela que parece um portal para outra dimensão permite que você veja as pessoas na outra cidade e acene para elas

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

Os ‘portais’ têm telas e câmeras para transmitir a outra cidade ao vivo. A visão que você vê na tela é feita para se parecer com o que os astronautas veem quando olham para o mundo abaixo.

É chamado de ‘efeito de visão geral’ e os astronautas o experimentam quando veem a Terra no espaço, tão pequena, tão frágil neste grande mundo.

Hazzaa Ali Almansoori, a primeira pessoa dos Emirados Árabes Unidos no espaço, disse “É incrível como o espaço une todos. Independentemente do país de onde você vem, independentemente da sua religião ou origem, isso une a todos … Nosso objetivo é um: é para a humanidade ”.

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

A mensagem por trás do projeto PORTAL é fazer com que as pessoas esqueçam a divisão entre nós e eles e apenas vejam nosso planeta unido

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

O objetivo principal do projeto é conectar pessoas. No site oficial, dizem “Rodear-nos apenas de quem está próximo e fala a mesma língua nos dá conforto e uma sensação de estabilidade. Também limita a perspectiva do mundo ao nosso estreito círculo interno. Aos poucos, torna-se um espaço perfeito para despertar inseguranças em relação aos que estão de fora e uma desculpa perfeita para ser descuidado com o mundo que lhes pertence. A cada dia sobra menos espaço para diálogo, empatia e compaixão, para sentir e estar unidos em nossa casa – uma minúscula espaçonave Terra decaindo rapidamente devido a muitos deles, e a poucos de nós. É tão fácil acreditar que cada um de nós é uma onda e esquecer que também somos o oceano. Vamos transcender esse senso de separação e ser os pioneiros da unidade. ”

Quase parece que estamos dando as boas-vindas a alienígenas na Terra, mas às vezes tratamos as pessoas como se elas não fossem deste planeta e não merecessem estar aqui. A pessoa por trás da ideia, Benediktas Gylys, diz que muitos dos desafios potencialmente mortais que a humanidade está enfrentando, como a polarização e as mudanças climáticas, foram causados ​​pela falta de compreensão dos outros e do mundo em geral. Por isso o PORTAL deve unir as pessoas e é um convite a nos elevarmos acima da ilusão de divisão que nós mesmos criamos.

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

Essa ideia legal foi compartilhada no Reddit e o post obteve 140 mil curtidas em menos de 24 horas

Créditos da imagem: Vilnius Tech Linkmenų fabrikas

Embora não seja um portal que vemos nos filmes ou lemos sobre os livros, ainda é a coisa mais próxima do teletransporte e é tão legal que você pode se comunicar apenas com pessoas aleatórias na rua que estão a centenas de quilômetros de distância.

Chamou a atenção dos redditors como o postar sobre isso obteve 140 mil votos positivos em menos de um dia. As pessoas estavam brincando sobre Stargate e que se você passar por isso, vai acabar na Polônia. Parece que as pessoas gostaram da ideia, mas outras estavam compartilhando que algo semelhante foi feito onde eles moram, mas não durou muito, pois as pessoas começaram a abusar do portal.

Créditos da imagem: Wojtek Jargiło / PAP

O cérebro por trás do projeto é Benediktas Gylys e levou 5 anos para trazer a ideia à realidade

Créditos da imagem: Wojtek Jargiło / PAP

O projeto foi finalizado durante uma pandemia, quando viajar dentro das fronteiras dos países pode ter restrições, então viajar para outros países está quase fora de questão. Os criadores da Vilnius Tech trabalharam no portal por 5 anos e agora era a melhor hora para apresentá-lo publicamente, quando todos estão tão isolados e anseiam por um gostinho de algo novo.

Créditos da imagem: Wojtek Jargiło / PAP

Há planos de abrir mais desses portais em várias cidades do mundo e conectar ainda mais pessoas

Créditos da imagem: UM Lublin

O portal entre Vilnius e Lublin foi o primeiro do mundo, mas não será o último. Os idealizadores do projeto esperam conectar dezenas de cidades em todo o mundo e duas novas já estão programadas para serem inauguradas em breve: uma em Reykjavik, na Islândia, e outra em Londres, no Reino Unido.

Créditos da imagem: Lituânia MFA

Créditos da imagem: Fundação Benediktas Gylys

O que você acha dessa ideia? Você gostaria de ver esse ‘portal’ em sua cidade? Deixe-nos saber a sua opinião sobre este projeto nos comentários.

Leia mais notícias sobre Entretenimento clicando aqui

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »