Campanha alerta sobre os benefícios da respiração pelo nariz

Visualizado 1.869 vezes
Campanha alerta sobre os benefícios da respiração pelo nariz
Avalie este conteúdo

Você sabia que respirar corretamente influencia o rendimento de atletas e esportistas?

Esse é o tema da campanha “Respire pelo Nariz e Viva Melhor”, idealizada pela Academia Brasileira de Rinologia (ABR) em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

De acordo com o coordenador da campanha, o otorrinolaringologista Fabrizio Romano, o objetivo da ação é alertar a população sobre os benefícios da respiração nasal, principalmente durante a atividade física.

“Quando inspirado pelo nariz, o ar é umedecido, aquecido e filtrado, fazendo com que ele chegue em condições ideais aos pulmões. E isso é mais importante ainda durante o exercício, já que a frequência respiratória aumenta. Respirar pela boca também provoca a ingestão de ar, que vai para o estômago e provoca dores abdominais, aquela famosa ‘dor do lado’ que aparece quando corremos”, explica.

Obstrução nasal e o inverno

No inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias, principalmente de rinite alérgica. Segundo informações da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), cerca de 30% da população brasileira têm rinite, doença muitas vezes confundida com resfriados, pois apresenta os mesmos sintomas: espirros, coriza e o nariz entupido.

“A rinite alérgica se assemelha ao estado gripal, mas é, na verdade, uma inflamação do revestimento interno do nariz que aparece minutos após o contato com o causador da alergia: poeira doméstica e ácaros”, alerta o presidente da ABR, Dr. João Telles Júnior.

Geralmente ignorados, os sintomas da rinite se prolongam e causam a congestão nasal. Com o nariz obstruído, a pessoa é obrigada a respirar pela boca, o que provoca desconforto na garganta, voz anasalada, cáries, sono agitado e ronco, além do prejuízo na prática esportiva.

Para evitar os problemas de saúde causados pela mudança de estação é preciso tomar alguns cuidados simples, como beber água regularmente. A permanência em ambientes fechados também deve ser evitada.

“Por causa do frio, muitas vezes as janelas não são abertas. Manter a casa arejada afasta os ácaros e impede que o mofo e os fungos se proliferem. Para diminuir a poeira, é bom retirar de casa tecidos felpudos – mais comuns em tapetes -, almofadas e cobertores”, comenta Dr. Telles.

Os otorrinolaringologistas da ABR recomendam uma série de cuidados para preparar a sua casa para a estação e, assim, evitar as crises alérgicas:

– Lave as blusas de frio antes de usá-las;
– Troque cobertores por edredons;
– Prefira cortinas sintéticas ou de material que possa ser limpo com pano úmido;
– Coloque as pelúcias infantis em sacos plásticos;
– Utilize purificadores de ar, eles contribuem para um ambiente mais saudável;
– Abra as janelas regularmente;
– Camas e berços não devem ser colocados junto à parede.

Fonte: http://www.paranashop.com.br/

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Campanha alerta sobre os benefícios da respiração pelo nariz"

Deixe um comentário

Translate »