• ter. mar 12th, 2024

Bailarina goiana ganha maior concurso de balé do mundo

Compartilhe Boas Notícias

Formada pelo Bolshoi Brasil, Amanda Gomes levou medalha de ouro no The Varna International Ballet Competition

A bailarina goiana de 21 anos, Amanda Gomes, atual solista da Ópera de Kazan, na Rússia, ganhou medalha de ouro em uma das competições mais prestigiadas no cenário mundial da dança, o The Varna International Ballet Competition. Amanda deixou Goiânia em 2004 e se mudou com toda a família para Joinville, onde iniciou seus estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Lá, a bailarina se formou e teve a primeira experiência profissional ao integrar a Cia. Jovem do Bolshoi durante dois anos.

O concurso

O The Varna International Ballet Competition foi fundado em 1964 e é o mais antigo da história. Acontece a cada dois anos em Varna, Bulgária, e é considerado o maior concurso de balé do mundo. A competição gira em torno de três etapas: na primeira, os bailarinos apresentam uma variação de balé de repertório; e nas duas etapas finais, dançam uma variação de balé clássico e uma coreografia contemporânea.

Amanda Gomes competiu com seu partner e colega de trabalho, o bailarino Mikhail Timaev, com os Pas de Deux dos Balés Don Quixote, Quebra-nozes e Laurência e duas variações contemporâneas, sendo uma delas a melhor coreografia contemporânea do concurso.

Além da medalha de ouro, Amanda foi convidada a participar de uma Gala no “Sofia National Opera and Ballet”, temporada 2016/2017, uma grande honra aos participantes, pois apenas duas bailarinas do concurso foram agraciadas com essa participação.

Para se ter uma ideia da importância do The Varna International Ballet Competition no mundo da dança, basta dar uma olhada em alguns dos grandes nomes que se consagraram como vencedores em suas edições passadas: Ekaterina Maximova, em 1964, Mikhail Baryshnikov, em  1966, Eva Evdokimova, em 1970, Sylvie Guillem, em 1983, Manuel Legris, em 1984, Aurélie Dupont, em 1992, e Ivan Vasiliev, em 2006.

Fonte: https://www.curtamais.com.br

Loading