• qua. abr 24th, 2024

Iniciativa Havaianas Praia + Limpa recolhe mais de 30 quilos de lixo da praia de Ipanema

fev 21, 2023 #praia
Compartilhe Boas Notícias

Iniciativa Havaianas Praia + Limpa recolhe mais de 30 quilos de lixo da praia de Ipanema – Agência Envolverde

Em parceria com a Worldpackers, Havaianas reúne mais de 70 pessoas na primeira edição oficial do Praia + Limpa e alerta sobre o preocupação coletiva com o meio ambiente; A iniciativa faz parte da agenda de economia circular de Havaianas, com seis ações planejadas para 2023, nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A primeira ação da iniciativa Havaianas Praia + Limpa, realizada no Rio de Janeiro, recolheu mais de 30 quilos de lixo na praia de Ipanema. Todo o material reciclável foi destinado para a Cooperativa Coopideal, que já é parceira da marca no Havaianas reCICLO, programa de logística reversa de Havaianas. Aberta ao público, além da limpeza, os participantes também participaram de atividades como aulas de Yoga, rodas de conversa com o time da Worlpackers e outras atividades.

“Começamos o ano com o pé direito reunindo um grupo de pessoas super especiais para fazer parte da primeira ação do programa Praia + Limpa. Em 30 minutos de coleta, foram retirados mais de 30 quilos de lixo da Praia de Ipanema. Entre os materiais recolhidos, foram mais de 3 mil bitucas de cigarro, microplásticos e vidro, entre outros itens. Além da limpeza em si, as rodas de conversa realizadas durante a ação conscientizam ainda mais os participantes, que também passam essa mensagem para outras pessoas, virando uma grande corrente do bem”, comemora Mariana Rhormens, diretora de Marketing de Havaianas Brasil.

Diego Saldanha (@ecobarreira_diegosaldanha), criador da eco peneira, foi um dos participantes que vieram de outros estados para a primeira edição do Havaianas Praia + Limpa. Crédito: Lucas Bianque.  

A ação reuniu mais de 70 pessoas de diversas cidades do Brasil. Quem não era do Rio de Janeiro, pôde participar trocando habilidades (neste caso, a limpeza de praia) por acomodação através da plataforma da Woldpackers. A próxima edição do Havaianas Praia + Limpa será realizada em abril, em Florianópolis, e também oferecerá hospedagem para as pessoas que não moram na cidade e querem participar”, completa Mari Rhormens.

Para ficar sabendo de todas as novidades do Programa Praia + Limpa, inclusive as datas de abertura de inscrição para as próximas ações de limpeza, basta acessar o site Link e se inscrever.

Praia + Limpa Ipanema em números

Em trinta minutos de coleta, foram retirados das praias 30,920 kg de resíduos:

Plástico 8,385 kg

Vidro 2,405 kg

Papel 1,870 kg

Metal 2,245 kg

Rejeito 3,770kg

Orgânico 10,050 kg

TetraPack 0,110 kg

Contaminantes 0,135kg

Chinelos 1,5 un

Bitucas de cigarro 3.667 unidades

Sobre a Worldpackers

A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 100 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 811 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 1.370 voluntários e retirando 1,7 tonelada de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading