• ter. abr 23rd, 2024

Inventor cria máquina que já ‘devorou’ mais de 1.300 toneladas de lixo que seria descartado em rio

jun 21, 2021
Compartilhe Boas Notícias

O conceito parece ter sido tirado de algum filme de ficção científica: máquinas que devoram lixo e limpam regiões inteiras quase que magicamente.

Pois é, a ideia à primeira vista mirabolante se tornada realidade graças ao inventor John Kellett, de Baltimore (EUA), que desenvolveu o projeto ‘Sr. Roda de Lixo‘(Sr. Roda de Lixo, em tradução livre), uma série de máquinas que devoram lixo que iria para o rio Jones Falls.

inventor cria máquina devoradora de lixo

Os equipamentos ficam situados em posições estratégicas para evitar que resíduos caiam no Inner Harbor, um porto da cidade de Baltimore que abriga um centro de ciências com planetário, observatório e um grande aquário, com tartarugas gigantes, golfinhos e enguias elétricas.

John se aposentou há alguns anos depois de trabalhar uma vida no Museu dos Navios Históricos de Baltimore, onde também foi diretor.

inventor cria máquina devoradora de lixo

Em 2008, ele teve a ideia de criar o “comedor de lixo” após ver que uma chuva estava levando um “rio de lixo” para o porto. “Eu fiz algumas pesquisas para ver se havia algo para resolver esse problema, e não encontrei nada”, contou o inventor.

Assim, John descobriu uma solução com um princípio super simples: unir uma roda d’água com uma enfardadeira de feno, o que resultou em uma bugiganga enorme, com 15 metros de comprimento e mais de 45 toneladas.

inventor cria máquina devoradora de lixo

A máquina funciona com a ajuda das correntes aquáticas, que movimentam os moinhos e aciona uma esteira transportadora parecida com um rastelo. Ele recolhe latas, sacolas plásticas, placas de isopor, bitucas de cigarro e outros detritos facilmente.

Por fim, duas boias enormes canalizam o lixo para dentro da “boca” do Mr. Lixo Wheel, onde há uma lixeira flutuante esvaziada semanalmente por uma equipe de voluntários.

inventor cria máquina devoradora de lixo

Quem vê de longe, acha que a máquina está navegando pelo rio, mas na realidade ela está sempre parada. Caso a correnteza não seja forte o suficiente para mover os moinhos, uma máquina também conta com painéis solares e baterias.

Nos últimos dez anos, estima-se que o Sr. Roda do Lixo já tenha ‘devorado’ mais de 1.300 toneladas de lixo que iria diretamente para o Rio Jones Falls.

Saiba mais assistindo ao vídeo:

Fonte: Correio diário
Fotos: Mr. Trash Wheel

Fonte

Loading