• ter. mar 12th, 2024

Poste Parade – Coletivo põe hortelã e manjericão em postes da av. Paulista e de Pinheiros

Poste Parade - Coletivo põe hortelã e manjericão em postes da av. Paulista e de Pinheiros
Compartilhe Boas Notícias

Várias pessoas pensaram que ninguém estava olhando e resolveram levar as plantas para casa.

Quem colocou os vegetais lá foi o coletivo Escala Humana, que criou a Poste Parade. A ideia é aproveitar essa estrutura tão frequente nas calçadas para chamar a atenção dos pedestres.

“A gente queria que as pessoas saíssem da rotina e reparassem na cidade”, explica Dayana Araújo, 28, arquiteta e integrante do coletivo, formado também por Francisco Alvares, Clara Grillo, Mari Verm e Nayara Noronha. Eles se conheceram ao participar do projeto Velame, que estimula atividades de transformação social.

“Sabíamos que algumas mudas poderiam ser levadas. Vamos recolocá-las e ver se as pessoas continuam pegando”, prossegue Dayana. “Colocamos hortelã, manjericão, alecrim e orégano. São hortaliças básicas e resistentes, que dão um cheiro legal.”

O poste-horta, que fica na esquina da Paulista com a r. Maria Figueiredo, não foi o primeiro feito pelo grupo. A estreia do projeto foi no largo da Batata, em Pinheiros. Lá, as plantas ficavam em vasos, que foram surrupiados pelos passantes em alguns dias.

Algumas semanas atrás, um outro poste na Paulista foi coberto de fitas coloridas, que podiam ser puxadas e enroladas no mastro, permitindo uma espécie de dança.

Eles tentaram obter autorização da prefeitura e da AES Eletropaulo para as ações, mas o pedido foi negado após vários contatos, pessoalmente e por e-mail.

O coletivo planeja fazer intervenções em mais cinco postes nos próximos meses, em lugares como a Paulista, o Morumbi e o Jd. Ibirapuera.

Loading

Deixe um comentário