Soro caseiro salvou aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo

Visualizado 2.668 vezes
Soro caseiro salvou aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo
Avalie este conteúdo

Duas medidas rasas de açúcar. Uma medida rasa de sal. Um copo com 200 ml de água filtrada ou fervida. Quem nunca preparou ou tomou essa receitinha?

Ela é simples, barata e eficaz. É uma solução de açúcar e sal, dada por via oral, para prevenir e combater a desidratação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diarreia é a segunda principal causa de morte de crianças menores de cinco anos, responsável pela morte de cerca de 760 mil crianças por ano. O soro caseiro, no entanto, não foi uma descoberta simples como é o seu preparo.


O segredo do soro é o equilíbrio entre os elementos, que permite a reposição de água e sais minerais perdidos com a diarreia e o vômito. O médico Norbert Hirschhorn teve um papel fundamental na descoberta das medidas certas. A fórmula pode ter salvado até 50 milhões de pessoas.

Hirschhorn relata que a transformação causada pela terapia de reidratação oral é incrível.
“Você entra em uma sala e a criança ou o adulto está perto da morte. Eles têm olhos fundos, respiram acelerado, a pele e as unhas estão azuladas. Ver alguém se recuperar é como ver Lázaro voltar dos mortos – um milagre”, diz ele.

Para chegar na fórmula exata, o médico, que realiza pesquisas de terapia de reidratação oral desde 1964, trabalhou com os estudos de outros pesquisadores como Robert Phillips, que havia tentado ele próprio, sem sucesso, sua própria mistura anos antes e David Sachar.

Enviado à Bangladesh para ajudar as vítimas de uma grave epidemia de cólera, Hirschhorn tinha que encontrar uma forma de ajudar o máximo possível de pacientes. Contudo, o tratamento dos infectados, que sofriam com severo quadro de desidratação, era feito por via intravenosa no hospital. O custo era alto e, portanto, inalcançável para muitas pessoas. Na época, então, o médico tinha como objetivo descobrir um tratamento que fosse possível ser administrado por via oral.

Baseado nos estudos de seus colegas, Hirschhorn chegou à fórmula certa. Segundo ele,  a medida correta era fundamental.  A quantidade maior ou menor de qualquer um dos ingredientes poderia fazer com que a solução não apenas não funcionasse, mas causasse danos mais graves. “As proporções são cruciais. Para obter a absorção ideal de água, você precisa da mesma quantidade de glicose e sódio”, explica Hirschhorn.

Após um pequeno estudo, com oito pacientes, no qual a terapia de reidratação foi aplicada usando uma sonda nasogástrica, o médico provou que a combinação funcionava.

Reconhecimento
A Unicef, fundo da ONU para infância, disse que nenhuma outra inovação médica do século “teve o potencial de evitar tantas mortes em um curto período de tempo e custo tão pequeno”.

A publicação científica Lancet descreveu a terapia de reidratação oral como “potencialmente o avanço médico mais importante” do século 20.

Dicas
A função do soro caseiro, dado por via oral, é repor água e sais minerais perdidos com os vômitos e diarreia. A solução deve ser tomada a cada 20 minutos, e após cada evacuação líquida ou vômito. Para evitar erros na concentração, a Unicef orienta a utilização de uma colher-padrão (disponível em todo posto de saúde) que apresenta as medidas para a preparação do soro:
• duas medidas rasas de açúcar (medida maior da colher-padrão);
• uma medida rasa de sal (medida menor da colher-padrão);
• um copo (200ml) de água filtrada e/ou fervida.

Com informações da BBC Brasil
 

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Seja o primeiro a comentar Assunto: "Soro caseiro salvou aproximadamente 50 milhões de pessoas no mundo"

Deixe um comentário

Translate »