• sex. abr 26th, 2024

Multinacional começa a vender lente de óculos ecológica no Brasil

jan 27, 2016 #Ecologia, #lente, #ótica
Lente ecologica
Compartilhe Boas Notícias

Além das lentes, as embalagens são compostas de papelão reciclável e produzidas com fibra de madeira.

De olho na crescente demanda de usuários brasileiros por produtos eco-amigáveis, a multinacional francesa Essilor – fabricante exclusiva das lentes multifocais Varilux® e do antirreflexo Crizal ® – está iniciando, a partir de agora, a fabricação da sua primeira lente de óculos 100% sustentável no país: a Airwear, em policarbonato.

A lente é feita em policarbonato, sendo 12 vezes mais resistente aos impactos, 30% mais leve e 25% mais fina do que as tradicionais existentes no mercado. Durante o seu processo de fabricação, na unidade fabril da empresa em Manaus, 100% da água utilizada é reciclada, economizando, assim, milhões de litros por ano. “Além disso, o policarbonato em si é um material reciclável e pode ser reutilizado por outras indústrias, como a automobilística, de brinquedos e computadores”, ressalta o presidente da empresa para o Brasil, Arnaud Ribadeau Dumas.

Com o produto, que oferece também 100% de proteção contra os raios UV, o Grupo Essilor visa ampliar sua política de sustentabilidade. “A lente é recomendada para os que possuem miopia, hipermetropia, astigmatismo e até mesmo vista cansada, independente de crianças ou adultos, que possuem vida ativa ou gostem de praticar esportes, já que o policarbonato é mais resistente a impactos e pode ser utilizado em qualquer tipo de armação, inclusive nas solares, com grau”, explica o executivo, acrescentando que ela pode receber ainda tecnologias adicionais que proporcionam conforto ao usuário de óculos, como antirreflexo, fotossensível e antiembaçante.

Embalagem inovadora

Outra novidade é que as lentes em policarbonato serão comercializadas emembalagens cupless,que inovam o mercado óptico mundial, eliminando, pela primeira vez, a necessidade de um recipiente de plástico para o transporte seguro das lentes. Compostas de papelão 100% reciclável e produzidas inteiramente com fibra de madeira, as novas embalagens demandaram estudo de um novo layout e formato integrado, adaptando sua linha de produção. SegundoDumas, com este tipo de embalagem, isoladamente, são eliminadas, anualmente, 200 toneladas de plástico que eram descartadas no meio ambiente em todo o mundo.

Política sustentável

O Grupo Essilor desenvolve, em sua fábrica no país, instalada em Manaus, diversas ações visando a preservação do meio ambiente. O investimento em responsabilidade ambiental começou a partir de 1999 com o projeto de Certificação ISSO 14001 do Sistema de Gestão Ambiental. A unidade possui ainda dois outros certificados: o ISO9000 (qualidade) e o OHSAS 18001 do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança.

Dentre os projetos ambientais, um dos principais são as ações contra o desperdício de água, através de uma estação própria de tratamento de efluentes que processam todos os resíduos industriais, químicos e de esgoto. Assim, a água é devolvida à natureza dentro dos parâmetros legais estabelecidos pelos órgãos competentes.

Outra iniciativa é o recolhimento do lixo através de cestos de coleta seletiva disponibilizados por toda a fábrica. Os funcionários são orientados como jogar o lixo conforme a cor do cesto e diariamente a equipe de limpeza e conservação recolhe e separa os diferentes tipos de lixo que serão encaminhados para reciclagem, aterro ou destruição. A Essilor realiza ainda outras ações de conscientização ambiental, como palestras educativas para os funcionários, visitantes e para a comunidade carente do entorno. Promove todo ano a Semana do Meio Ambiente, evento já tradicional na região.

Fonte: Carolina Queiroga

contextualcomunicacao.com.br

Loading

Deixe um comentário