• qua. abr 17th, 2024

Alemanha lança rota com carregadores para caminhões elétricos

fev 27, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Foram instalados na rota rodoviária seis pontos de carregamento público e ultrarrápido. Foto: bp

O primeiro corredor com carregadores para caminhões elétricos já é uma realidade na Europa, mais especificamente em um trecho de 600 km de estrada na Alemanha Ocidental. A iniciativa, fruto da união de várias empresas, é um passo importante para descarbonizar o setor logístico.

Foram instalados na rota rodoviária seis pontos de carregamento público e ultrarrápido. Nos próximos seis meses, mais dois pontos de carregamento serão inaugurados. Cada estação de 300kw é capaz de carregar mais de 20 caminhões elétricos diariamente. O alcance de um caminhão elétrico pode chegar a 200 quilômetros em cerca de 45 minutos usando os pontos de carregamento ultrarrápidos.

Localizada entre a área metropolitana de Rhine-Neckar e a região metropolitana de Rhine-Ruhr, a rota é uma das estradas de carga mais movimentadas do continente. O trecho beneficiado integra uma rede mais extensa, que se estende por 1.300 quilômetros do Porto de Roterdã (Holanda) ao Porto de Gênova (Itália).

Até 2030, estima-se que aproximadamente 270 mil veículos elétricos, médios e pesados ​​estarão em operação na Europa. Desta forma, a demanda será de até 140 mil pontos públicos de carregamento elétrico.

Além das vias com carregadores para caminhões, já há alguns anos países europeus testam as chamadas “estradas elétricas”: são trechos voltados exclusivamente para veículos elétricos e conectados à rede elétrica superior, através de cabos. Trata-se de uma tecnologia ainda mais complexa, pois nela os veículos são carregados em movimento. Uma rota do tipo já foi testada na Suécia e na própria Alemanha.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading