• qua. abr 24th, 2024

Moradores do RJ transformam terreno abandonado em horta de 15 mil m² que oferece alimentos à população

fev 26, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Saem os sacos de lixo, entulhos e resíduos de escavações e entram as sementes e mudas de árvores. Foi assim que nasceu a horta comunitária Quincas Borba, localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, no bairro Jardim Sulacap.

A movimentação foi liderada por uma associação local de moradores, chamada Jardim Sulacap Bairro Sustentável, que busca transformar a região em uma referência de sustentabilidade e qualidade de vida. Juntos, os membros da associação retiraram do terreno, há anos abandonado, sete caminhões de entulho e lixo – que, além de serem vetor de doenças e contaminação ambiental, também ameaçavam a segurança do entorno.

Com a ajuda de voluntários, foram plantadas no espaço hortaliças, árvores frutíferas e ervas medicinais, entre outras espécies, transformando-o em uma verdadeira horta comunitária de 15 mil m². A movimentação aconteceu em 2016 e segue garantindo alimentação saudável a centenas de famílias que moram no bairro, além de ter virado um espaço de convívio social, onde com frequência são realizadas atividades socioculturais gratuitas.

A iniciativa cresceu tanto que já conta com o apoio de empresas e organizações sem fins lucrativos, como a AS-PTA, que atua no fomento à Agricultura Familiar e Agroecologia nas cidades e presta assistência técnica aos cuidadores da Horta Quincas Borbaque, inclusive, deve ter seu processo de regularização concluído, em breve, na Fundação Parques e Jardins da prefeitura do Rio de Janeiro.

Que a mobilização cresça e inspire as cidades a usar cada vez mais seus espaços para trazer saúde e qualidade de vida à população!

Fonte

Leia mais notícias sobre Saúde clicando aqui

Loading