• ter. mar 12th, 2024

Avés Guarás voltam a aparecer no céu de Florianópolis pela primeira vez desde 1773

nov 22, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Espécie apareceu em um bando com mais de 1.000 aves em vários manguezais da Ilha

O piscar repetido da tela do celular chamou a atenção de Fabrício Basílio. O pesquisador do Observatório de Áreas Protegidas e do Laboratório de Gestão Costeira Integrada da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), recebeu de uma amiga um vídeo que mostrava o voo de vários guarás. O céu foi tomado pelas aves vermelhas, fato que assustou Fabrício. Essa espécie não aparecia na Ilha desde 1773.

O grande grupo de aves foi visto próximo ao Manguezal do Itacorubi. No Saco dos Limões, o agrônomo e maricultor Fabio Faria Brognoli também avistou o guará. Há registros da presença deles na Daniela, Estação Ecológica de Carijós e na Reserva do Pirajubaé.

Durante o século 17 a ave sobrevoa os céus do litoral brasileiro, percorrendo desde o Amapá até Santa Catarina. Seu desaparecimento não tem uma causa definida. O zoológo Guilherme Renzo Rocha Brito comenta que vários fatores podem ter interferido na extinção do bicho em Florianópolis.

“A exploração das penas vermelhas, a coleta de ovos e a degradação dos manguezais são alguns dos motivos que ajudam a entender esse desaparecimento. O guará vive no mangue e depende dele para se alimentar e reproduzir”, afirma Guilherme que também é professor no departamento de zoologia da UFSC.

O guará foi sumindo de quase todo o litoral ao longo dos anos, sendo observado apenas nos 1453 Km que separam o Amapá e o Ceará. Em Santa Catarina, ele foi visto pela última vez em Palhoça no ano de 1859.

Guarás manezinhos

O biólogo Fernando Farias ficou sozinho na passarela próxima ao Mangue do Itacorubi. Os amigos que o acompanhavam na observação de pássaros, cansados de esperar a volta dos guarás já tinham idos embora. Mais cedo, o grupo viu cerca de 400 deles no Parque. Já era 17h quando o grupo com mais de 1.000 aves enfim sobrevoou o local onde Fernando estava. O espetáculo tão aguardado por ele foi registrado em fotografias que viralizaram na internet.

“Gente que lindoooo é aqui no “nosso” mangue do Itacorubi?”, “Belíssimos!” e “Que maravilha! Imagino tua emoção, que dia especial”, foram alguns das dezenas de comentários que as fotografias receberam.

O encanto, contudo, fez Fernando pensar sobre a reprodução destas aves. “É importante que as pessoas contem o número de pássaros quando avistarem, mas que mantenham distância para não assustá-los”, comenta.

O alerta de Fernando está ligado a uma possibilidade de reprodução das aves aqui na Ilha. Entre novembro e abril, os guarás procuram lugares para construírem seus ninhos e colocarem ovos. Para isso é necessário que eles se sintam confortáveis no mangue.

De acordo com o zoólogo Guilherme Renzo Rocha Brito, o “guará manezinho” poderia nascer em breve. “Durante a reprodução a cor do bico dos guarás muda, passando de marrom para preto. As aves avistadas em Florianópolis estão com bicos pretos, o que aumenta a possibilidade”, afirma.

Preservação dos mangues colabora

A vinda dos guarás para Florianópolis foi possibilitada pela preservação dos mangues da Capital. As áreas administradas pelo ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e pela Prefeitura da Capital, preservam a fauna e a flora típica.

“Se não tivesse uma área de conservação, talvez não existisse manguezal nem guará”, explica o pesquisador Fabrício Basílio. A manutenção da biodiversidade local garante que o ciclo de vida de vários animais como tubarões que vem reproduzir no local e ajudam na proteção da linha da Costa.

Ave não está extinta

Presente em diversas áreas da América do Sul, o guará corre risco de extinção. A ave não integra também a lista vermelha da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Documento que alerta sobre o desaparecimento de espécies.

O guará adquire a cor vermelha graças a sua alimentação baseada em crustáceos. Como não consegue digerir o pigmento oriundo da refeição, ele acaba ganhando tal cor. Medindo entre 50 e 60 cm, o pássaro tem um bico fino e costuma andar em grandes grupos.

Fonte: nd+

Loading