Chuva de meteoros Oriônidas vai tomar céu do Brasil na semana que vem

A chuva de meteoros Oriônidas começou no dia 2 de outubro, mas a boa notícia é que esta onda vai atingir o pico na próxima semana.

Durante o espetáculo, a Terra estará passando pelo campo de destroços deixado no rastro do cometa Halley, e o céu será iluminado por dezenas de estrelas cadentes.

“Eu classificaria Oriônidas entre as cinco melhores chuvas de meteoros do ano”, afirmou o blogueiro de astronomia da AccuWeather Astronomy, Dave Samuhel.

Os observadores de estrelas olhando para o céu a partir das meias-noites de terça-feira (22) e de quarta-feira (23) podem esperar até 40 meteoros piscando pelo céu no horário de pico da queda de estrelas cadentes.

No entanto, as expectativas devem ser um pouco atenuadas, dado que o evento terá lugar com a Lua no seu ponto mais brilhante, bem como com a possibilidade de nuvens cobrindo o céu.

De acordo com o site de astronomia Astrope, no Brasil, esta onda de chuva de meteoros Oriônidas deve atingir seu pico após a meia-noite e até madrugada da segunda-feira (21), assim como na terça-feira (22).

Devido à posição geográfica favorável do Brasil, longe dos dois polos, a chuva de meteoros será visível em todo o país durante essas datas.

Para quem não puder presenciar o espetáculo, quatro novas ondas acontecerão em novembro e dezembro, incluindo a chuva de meteoros Geminídeos em meados de dezembro, com um pico esperado de mais de 100 meteoros por hora.

Fonte: Sputniknews

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »