• ter. abr 23rd, 2024

E-seed: cientistas criam aparelho que abre túneis na terra para plantar sementes em lugares de difícil acesso

fev 25, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores da Carnegie Mellon University (Pittsburgh) desenvolveram um biotransportador que consegue abrir um túnel através da terra para realizar semeaduras em lugares de difícil acesso. Chamado E-seed, o dispositivo tem como objetivo ajudar na regeneração de florestas.

De acordo com Lining Yao, principal cientista do projeto, o aparelho foi inspirado na evolução natural da planta Erodium. As sementes dessa espécie ficam armazenadas em um caule fino e enrolado bem no topo da árvore. Quando o galho cai da planta diretamente no solo, ele se desfaz e ‘se enterra no solo’, começando o processo de semeadura.

O E-seed procura imitar esse processo de forma sintética. Uma vez que o dispositivo se desenrola, a ponta do caule penetra na terra e “perfura” seu caminho para baixo. O biotransportador também pode distribuir fertilizantes para ajudar no desenvolvimento das plantas e sensores para coletar dados do solo na região.

Yao explica que, para atingir regiões de difícil acesso, o E-seed pode ser distribuído por meio de drones. “O método de produção é de pequena escala, mas pode ajudar significativamente áreas que sofreram desmatamento ou desastres naturais”, finaliza.

A equipe também já trabalha para criar uma versão do dispositivo que consiga realizar semeaduras em maior escala.

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading