• ter. abr 23rd, 2024

Intensidade da atividade física influi na redução da mortalidade

jan 16, 2021
Compartilhe Boas Notícias

Um estudo conduzido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), em conjunto com universidades estrangeiras, mostrou que a intensidade das atividades físicas que praticamos influencia na redução da mortalidade.

O trabalho, que teve amostragem de quase meio milhão de pessoas, teve a participação do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, da Universidade de Wuhan (China), da Universidade de Santiago do Chile (Chile) e da Universidade Europeia Miguel de Cervantes (Espanha).

Os resultados foram publicados no fim do ano passado na revista científica “JAMA Internal Medicine”.

Benefício na medida do esforço

A importância das atividades físicas para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, problemas do coração e alguns tipos de câncer, são amplamente conhecidos pelos especialistas. Mas a dúvida que motivou o estudo era a diferença entre a prática da atividade física vigorosa e a moderada na redução da mortalidade.

Já foi constatado que adultos devem realizar, ao menos, de 150 a 300 minutos semanais de exercícios de intensidade moderada –como caminhadas e deslocamentos a pé ou de bicicleta– ou entre 75 e 150 minutos de atividade física de intensidade vigorosa –como corrida, natação e esportes. Também é válida uma combinação equivalente dessas intensidades.

Munidos de dados anteriores obtidos com o estudo “The National Health Interview Survey”, feita com mais de 400 mil adultos, os pesquisadores passaram a investigar se a intensidade do exercício fazia diferença para prolongar o tempo de vida.

Eles selecionaram adultos que faziam alguma atividade física semanal e calcularam o percentual do total realizado em intensidade vigorosa, variando de 0% a 100% –100% significando apenas atividade físicas vigorosas e 0%, apenas exercícios moderados.

Os especialistas concluíram que ambas as intensidades (moderada e vigorosa) estão associadas à menor mortalidade por doenças cardiovasculares, câncer e outras causas. E o principal: os participantes que realizaram um percentual maior do total de atividade física vigorosa apresentaram menor mortalidade.

“Por exemplo, adultos que realizaram de 50% a 75% do total de atividade física semanal em intensidade vigorosa tiveram uma redução de 17% na mortalidade por todas as causas, quando comparados aos adultos que realizaram apenas atividades físicas de intensidade moderada”, explicou Leandro Rezende, coordenador da pesquisa e professor da Unifesp.

Fonte: https://catracalivre.com.br/equilibre-se/intensidade-da-atividade-fisica-influi-na-reducao-da-mortalidade/

Loading