• ter. abr 23rd, 2024

Sem hélice, gerador eólico produz energia a partir de leves brisas

set 27, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Pesquisadores chineses desenvolveram um gerador eólico em miniatura que, ao invés de pás, possui duas fitas plásticas capazes de produzir eletricidade até mesmo a partir de um sopro. Os resultados do projeto foram publicados na revista científica Cell Reports Physical Science na última quarta-feira (23).

“Você pode coletar a energia da brisa em sua vida cotidiana,” disse o professor responsável pelo projeto, Ya Yang, do Instituto de Nanoenergia e Nanossistemas de Pequim. A equipe já tem planos de fabricar estes geradores em versões grandes, sem a necessidade de utilizar aparatos rígidos.

Como funciona o sistema

O protótipo desenvolvido consiste em um nanogerador, baseado na tecnologia de colheita eólica e construído com materiais piezoelétricos, que utilizam as vibrações externas para funcionarem e, portanto, dispensam o uso de baterias. A máquina foi também foi equipada com um miniturbina, onde a mágica realmente acontece. 

É nesta peça que estão localizados as duas fitas plásticas. Ao serem acionadas pelo vento, elas batem uma na outra e ficam eletricamente carregadas por seu contato. Confira abaixo como este processo ocorre:

25104210486157-5412921
Esquema demonstra como a energia é produzida a partir do movimento das fitas. Fonte: Xin Chen/Divulgação

Captação eficaz

“Nós colocamos nosso nanogerador no braço de uma pessoa e o fluxo de ar do braço balançando foi suficiente para gerar energia”, afirma Ya Yang. Durante os testes, o equipamento alcançou uma eficiência de 3,23% na conversão do vento e produziu energia suficiente para alimentar 100 LEDs ou sensores de temperatura.

Os pesquisadores planejam utilizar esta tecnologia para dois fins: na versão em miniatura, para substituir baterias em pequenos aparelhos eletrônicos e na versão tradicional. “Podemos colocar esses dispositivos onde as turbinas eólicas tradicionais não podem alcançar. Podemos colocá-los nas montanhas ou no topo de edifícios para obter energia sustentável”, afirmou o professor Yang.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/204354-helice-gerador-eolico-produz-energia-partir-leves-brisas.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading