• ter. abr 23rd, 2024

Brasileiros desenvolvem espuma que retira agrotóxico de alimentos

maio 3, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Ideia é diminuir o risco de problemas de saúde trazidos por substâncias químicas usadas no cultivo dos alimentos

Por: Isabela Alves

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram uma espuma de poliuretano que é capaz de detectar e absorver herbicidas dos alimentos e da água, com o objetivo de diminuir o risco de problemas de saúde trazidos pelas substâncias químicas utilizadas no cultivo dos alimentos.

O poliuretano é um tipo de matéria plástica usada para criar esponjas, espumas isolantes térmicas e acústicas, e solados de sapatos, por exemplo. O produto foi criado a partir de resíduos da indústria petroquímica e componentes naturais, como óleo de mamona. A combinação facilitou a interação de grupos químicos com os pesticidas e possibilitou a identificação dos agrotóxicos.

Durante o processo do trabalho científico, os especialistas realizaram testes complementares que verificaram que o composto conseguiu retirar os agrotóxicos sem prejudicar as propriedades nutricionais dos alimentos.

A pesquisa, liderada pela engenheira química Marys Lane Almeida, foi publicada no Journal of Hazardous Materials em março deste ano.

O uso de agrotóxicos no Brasil

Em 2018, 450 agrotóxicos foram registrados no Brasil, um recorde, e desse número apenas 52 são de baixa toxicidade. O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, e representa cerca de 20% do mercado mundial. Em 2017, foi registrado o uso de 540 mil toneladas de agrotóxicos.

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

Loading