• ter. abr 23rd, 2024

Cãozinho herói ajuda a salvar coalas de incêndios na Austrália

dez 5, 2019
Compartilhe Boas Notícias

Com 6 anos de idade, o border collie foi resgatado por um centro de conservação que justamente utiliza o poder de faro de animais para ajudar na luta pelo meio-ambiente

Incêndios seguem ardendo por diversos estados da Austrália, e se a ameaça à vida humana é imensa, o impacto do fogo sobre o animal símbolo do país é apocalíptico:

pesquisadores afirmaram, diante dos incêndios que seguem no país, que os coalas estão funcionalmente extintos – por conta não só da morte de mais de 1000 animais, mas principalmente da destruição de imensos campos de eucalipto, principal fonte de alimento e hidratação dos coalas, o animal não conseguirá reverter o quadro e seguir ativo em seu ecossistema. Tal cenário exige gestos heróicos para salvar esse animal, e não importa se o herói anda sobre duas pernas ou quatro patas.

É aqui que entra em cena o incrível Bear, cachorro farejador capaz de detectar coalas feridos em meio às áreas de queimada. Com 6 anos de idade, o border collie foi resgatado por um centro de conservação que justamente utiliza o poder de faro de animais para ajudar na luta pelo meio-ambiente – e assim Bear se transformou em um herói.

Bear é um dos poucos cães capazes de farejar coalas vivos, sem qualquer interesse em ataca-los: seu trabalho é estritamente de encontra-los e, assim, lhes salvar a vida.

Para ele, não se trata de caçar o animal, mas sim de encontra-lo, feito fosse um jogo. “Bear é altamente focado, mas sem interesse em atacar. Sua bolinha é sua recompensa, o que faz dele perfeito para o trabalho”, diz um membro da organização.

Apesar do impacto positivo de Bear e de outros tantos voluntários em ação no país, a situação dos coalas ainda é de extrema gravidade, visto que o fogo segue devastando grandes áreas da Austrália.

“A vida selvagem da Austrália não é capaz de lutar essa batalha sozinha. Precisamos trabalhar juntos para salvar esses animais antes que seja tarde demais”, diz representante da Fund for Animal Welfare, instituição internacional de luta pelos animais.

Fonte: Hypeness

Loading