• ter. abr 23rd, 2024

Casal australiano transforma ônibus em uma casa sobre rodas

out 16, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Harry Shaw e Hannah Repton, um casal de Perth, na Austrália, optaram por uma alternativa criativa na hora de conquistar a casa própria: o casal comprou um ônibus escolar de 12 metros e transformou o veículo em uma casa sobre rodas, com quarto, sala, cozinha, banheiro e muito charme.

“A ideia por trás desta conquista é simples. Nós dois gostamos muito de viajar, queríamos ter a Liberdade de sempre mudar de endereço e ao mesmo tempo construir algo que valesse a pena”, disse Hannah.

O casal Morava em casa alugadas antes de fazer a mudança. “Vendemos quase tudo o que tínhamos e embarcamos nesta viagem, com a intenção de que este seja um modo de vida permanente daqui para frente”, conta Harry.

O começo de tudo…

onibus-casa-australia-5-5595437

onibus-casa-australia-5-5595437O projeto começou em julho de 2018, quando os dois compraram um antigo ônibus escolar por cerca de R$ 20 mil e começaram a transformar o veículo em residência.  “Precisamos esperar um mês até que a gente pudesse pegar o nosso ônibus, porque ele ainda estava sendo usado no transporte de alunos”, lembra ele.

O primeiro passo foi tirar todos os bancos e desmontar o ônibus, retirando o piso interno. Não sobrou muita coisa além da estrutura metálica e das janelas.

Foram 4 meses de pesquisa de ideias e possíveis projetos para a nova casa. Com a pesquisa terminada, a construção começou pelo piso, teto e paredes. “Desenhávamos no chão onde cada coisa deveria estar, e depois íamos mudando de acordo com as limitações, como peças de motor ou partes estruturais do ônibus que não poderiam ser mexidas”, explica Hannah.

onibus-casa-australia-6-2887957

Os dois fizeram quase tudo sozinhos, com exceção das instalações elétrica e de gás que foram feitas com a ajuda de profissionais especializados.  

A casa de Harry e Hannah tem um quarto nos fundos, dois armários, um banheiro seco e um chuveiro. Além disso conta com cozinha e sofás camas que podem ser usados pelo casal ou por eventuais visitas.

onibus-casa-australia-3-6660503
onibus-casa-australia-4-5379984

O ônibus consegue armazenar até 600 litros de aquecimento ajuda a esquentar a água para o banho e a resfriar o interior da casa com ar condicionado. A bateria ainda abastece outros eletrodomésticos como cafeteria e torradeira. Podemos levar uma vida independente, sem precisar reabastecer por até 3 semanas”, comemora Harry.

Na frente estão o banco do motorista e bancos para outras 3 pessoas. E o ônibus ainda leva um jipe 4×4 e um bote inflável, para eventuais aventuras pelas paradas que o casal faz pelo caminho.

Os prós e os contras de uma vida sobre rodas

O casal tem uma lista de vantagens que a vida na casa móvel traz. A primeira, segundo eles, é ter tudo sempre à mão, podendo ir e vir sem precisar fazer as malas ou armar ou desarmar uma barraca, por exemplo.

onibus-casa-australia-9-6172136

O custo de vida também é menor. Mas, eles lembram que além do valor pago pelo ônibus, tiveram que desembolsar cerca de R$ 160 mil para a realização do projeto.

“Os lugares que a gente descobre e visita são incríveis. Você pode estacionar sua casa e apreciar vistas de tirar o fôlego pagando pouco ou nada”, celebra Hannah.

Mas nem tudo são flores. Aprender a dirigir, manobrar e fazer a manutenção do ônibus são desafios que a dupla precisou enfrentar. “Sempre temos algo para fazer ou melhorar na casa. É uma lista sem fim, você termina uma coisa e descobre outras. Mas é bom, porque nos mantém ocupados”, conta Harry.

onibus-casa-australia-1-2696745
onibus-casa-australia-2-3092652

Entre aventuras com o bote inflável, explorações de novos parques nacionais e viagens pela Austrália, o casal para de tempos em tempos para fazer uma revisão e arrumar o que precisa no ônibus.

Viajando pela Austrália

Para quem está pensando em transformar um ônibus em uma casa, ou em outros projetos de casa móvel, Harry e Hannah aconselham uma conversa com quem já fez isso e avisam que é um compromisso de longo prazo.

“Não pense que vai ser simples e rápido”, avisa Harry. “Vemos muitas pessoas começarem o projeto e desistirem antes de terminar a casa móvel, por falta de dinheiro ou por questões pessoais”.

A viagem anual pela Austrália deste ano teve que ser adiada por conta da pandemia. Mas em julho, o casal partiu para a costa norte do país. “A próxima parada vai ser Adelaide e chegando lá, vamos decider o que fazer.”, conta Hannah.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/mobilidade/casal-australiano-transforma-onibus-em-uma-casa-sobre-rodas/

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading