• ter. abr 23rd, 2024

Covid-19: RJ usa aplicativo de celular para agendar testes

dez 5, 2020
Compartilhe Boas Notícias

Nesta sexta-feira (4), o estado do Rio de Janeiro começa a testagem para a covid-19 agendada por um aplicativo de celular. Para ter acesso ao recurso, o usuário deverá responder algumas questões em um formulário para ser convocado caso suas respostas indiquem um possível contágio. A nova modalidade terá início nas cidades de São Gonçalo e Volta Redonda, que lideram os números de casos durante a pandemia.

Os usuários que forem eventualmente convocados, receberão uma senha digital em forma de QR Codeque confirmará sua presença no exame. Ela deverá ser apresentada obrigatoriamente, junto da carteira de identidade, no local indicado para a realização da testagem. O resultado será exibido no aplicativo em até 72 horas e caso confirme positivo, o usuário poderá indicar 5 pessoas que esteve em contato recente para realizarem o exame.

04162139521110-3492318

Infográfico explicando detalhes do teste RT-PCR. (Fonte: UFMG / Reprodução)

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, será possível testar até 1,5 mil usuários diariamente nas cidades selecionadas com uso dos exames RT-PCR, capazes de revelar a presença ativa do novo coronavírus no corpo humano. A medida é resultado da parceria com o aplicativo ‘Dados do Bem’, disponível para iOS e Android, que também deve auxiliar no mapeamento das principais zonas de contágio e fornecer dados para estudos — mediante autorização do usuário.

São Gonçalo possui 16.567 casos confirmados de covid-19, totalizando 863 óbitos e registrando a cidade como a terceira mais afetada do estado do Rio de Janeiro. Volta Redonda, similarmente, ocupa o nono lugar com 9.089 infectados e 257 fatalidades.

O atendimento na cidade de São Gonçalo será realizado no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê; já em Volta Redonda, a testagem será feita no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, há previsão para a expansão do programa para as demais cidades, de acordo com o número de casos.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/207832-covid-19-rj-usa-aplicativo-celular-agendar-testes.htm

Se curte nosso conteúdo, considere nos ajudar a manter o nosso trabalho diário no ar e continuar levando boas notícias a todos, através do https://mla.bs/d8cdcb20 😊

#jornaldeboasnoticias #boasnoticias #noticiaboa #goodnews #boasacoes #esperança #bonsexemplos #fazerobem #boanoticia #noticiapositiva

Loading