• ter. abr 23rd, 2024

Dia do consumidor é a nova Black Friday! Conheça a origem da data

mar 13, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Pelo 5º ano seguido, varejistas organizam onda de promoção no Brasil em março.

As varejistas virtuais brasileiras prometem uma onda de promoções na próxima quarta-feira, 14, em comemoração ao dia do consumidor. Quem inventou essa data foi o ex-presidente americano John Kennedy em 1962, mas, desde 2014, o varejo brasileiro passou a promover ofertas na ocasião, em uma espécie de “Black Friday” fora de época .

O dia criado por Kennedy é 15 de março, mas a data comercial é mais flexível. O Buscapé, site de comparação de preços que encabeça a campanha pelo dia do consumidor, organiza toda quarta-feira na semana do dia 15 um dia de descontos. Neste ano, portanto, o evento será no dia 14.

Por trás da iniciativa está uma necessidade do varejo de aquecer as vendas no primeiro trimestre do ano. Entre o Natal e o Dia das Mães, o varejo passa por uma temporada de “vacas magras”.

Na edição de 2018, a expectativa do Buscapé é que o e-commerce some 479 mil pedidos, alta de 13,7%. O faturamento, que no ano passado foi de R$ 224 milhões, deve aumentar R$ 20 milhões.

As vendas na ocasião, no entanto, ainda estão longe da Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro. Na última edição do evento, o e-commerce brasileiro somou 3,76 milhões de pedidos e R$ 2,1 bilhão de vendas, de acordo com dados do Ebit.

“A expectativa de acessos para a data é de 4 vezes mais que um dia normal, índice que deverá ser impulsionado pela previsão da alta do número de pedidos”, explica Fábio Sakae, VP de Marketing e Produto do Buscapé.

Itens mais desejados

De acordo com pesquisa do Buscapé com consumidores, os itens mais desejados são os eletrônicos, com 8% das menções, seguidos por celulares (7%) e perfumaria (7%).

Fonte: Gazeta Web/G1

Loading