• qua. abr 24th, 2024

Escritório é coberto por cultivo vertical de plantas e alimentos

fev 24, 2023 #clima
Compartilhe Boas Notícias

Um edifício em Ho Chi Minh, cidade do Vietnã, com estrutura de concreto ganhou vida com a instalação de uma “fazenda vertical” em sua fachada.

Projetada pelo estúdio Vo Trong Nghia Architects em sua própria sede, a fazenda é composta por plantas, frutas e ervas.

O intuito da iniciativa, de acordo com o escritório, é devolver espaços verdes à cidade e promover a produção segura de alimentos. Intitulado “Escritório de Agricultura Urbana”, o projeto é composto por jardineiras suspensas com diversas vegetações nativas, que recebem bastante iluminação solar. Trata-se de uma demonstração de como a agricultura vertical pode ser aplicada nos espaços urbanos.

escritório plantas
A combinação de plantas e vegetais cria um microclima confortável em todo o edifício. | Foto: Hiroyuki Oki

“Esta abordagem ecológica fornecerá alimentos seguros e um ambiente confortável com consumo mínimo de energia, contribuindo para o futuro sustentável da cidade”, afirma a empresa Vo Trong Nghia Architects em seu site.

O sistema de cultivo no escritório foi projetado com método construtivo simples, consistindo em estrutura de concreto, suporte de aço e caixas de plantio em módulos. As caixas, inclusive, podem ser dispostas, de forma flexível, de acordo com a altura e as necessidades específicas de cada planta, como luz solar e sombra, e podem ser trocadas com facilidade.

Entre as plantas selecionadas para integrar o sistema, várias são comestíveis e nativas, como hortaliças, ervas e árvores frutíferas. Além disso, são mantidas com o método de cultivo orgânico.

Benefícios da fazenda vertical

A combinação de plantas e vegetais cria um microclima confortável em todo o edifício. Em composição com os vidros presentes, a vegetação filtra a luz solar direta e purifica o ar. O sistema é irrigado com água da chuva previamente armazenada, cuja evaporação contribui para resfriar o ar circundante.

O edifício ainda possui parede de tijolos de camada dupla, o que promove melhor isolamento térmico. Todas essas características contribuem para reduzir o uso de ar condicionado no local. Já para a cidade, a vegetação ajuda a filtrar a poluição do ar, favorece polinizadores, torna o bairro mais agradável e favorece o bem-estar emocional com a expansão das áreas verdes.

escritório Vietnã
Foto: Vo Trong Nghia Architects
escritório alimentos
Foto: Vo Trong Nghia Architects
escritório vegetação
Foto: Vo Trong Nghia Architects
escritório Vietnã
Foto: Vo Trong Nghia Architects

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading