• ter. mar 12th, 2024

Idosa de 86 anos vai se formar esse ano

abr 28, 2017
Compartilhe Boas Notícias

Ela faz natação e vôlei adaptado e nunca esqueceu do amor pelo esporte. Nilcea Barroso prestou vestibular com 83 anos e passou em primeiro lugar.

Em uma sala de aula de uma faculdade em Porto Ferreira (SP), um olhar maduro chama atenção. Aluna do último ano do curso de Educação Física, Nilcea Barroso Carrera de 86 anos sempre desejou trabalhar na área. “Na época em que eu podia fazer educação física, na minha juventude, eu não consegui porque a minha mãe não tinha condições financeiras”, contou.

Nilcea foi aprovada em primeiro lugar e, atualmente, os colegas de turma contam que ela mais ensina do que aprende. Segundo eles, ela corrige o português nos trabalhos em grupo.

“Fazer esporte, jogar vôlei, fazer natação, estudar, ser mãe, ter filhos, quero chegar nessa idade desse jeito”, afirmou Gabriela Mansales, colega de classe da idosa.

Inspiração
Nilcea acabou se tornando professora, mas nunca esqueceu a paixão por esportes. “Eu lecionei 26 anos e, na época, tinha no currículo educação física no horário, mas ninguém dava porque não era obrigatório. Não era obrigatório, mas eu ensinava” relatou ela, que teve ajuda dos sobrinhos que trabalhavam na área e emprestavam apostilas.

O gosto pela profissão atravessou gerações. Nilcea viu com orgulho netos e filhos se tornarem professores da disciplina. “A inspiração da família é ela”, contou a filha Carla Barroso.

“Minha mãe, meu irmão, tios, primos, vai longe, o amor pelo esporte não é só hobby, a gente gosta mesmo, não fica sem”, disse Lia Fernanda Barroso, neta de Nilcea e educadora física.

Amor pelo esporte
Praticante de vôlei desde os 14 anos, aos 60 anos Nilcea descobriu uma nova habilidade: a natação. Em 2010 e 2011 ela conquistou medalha de ouro na modalidade nos Jogos Regionais dos Idosos.

Disposta, Nilcea não abre mão das aulas práticas do curso e garante que não vai parar. “Eu quero continuar dentro do esporte, acho que como professora de Educação Física eu tenho uma chance”, concluiu.

Fonte: G1

Loading