• ter. mar 12th, 2024

O que as crianças podem aprender com o Manual do Mundo?

jun 22, 2022
Compartilhe Boas Notícias

Quem tem filhos acaba se deparando com o Manual do Mundo em algum momento. Isso por que esse canal do YouTube já tem seu tempo de casa: ele foi criado em 2008, e tem mais de 15 milhões de seguidores. Entre esses seguidores, muitos são crianças curiosas que querem entender como as coisas funcionam.

É isso que o Manual do Mundo faz: responde perguntas sobre o funcionamento das coisas em vídeos divertidos e dinâmicos, tirando dúvidas muito específicas que pessoas de todas as idades podem ter. Por exemplo, por que ouvimos o barulho das ondas em uma concha? Por que estranhamos nossa voz quando ela é gravada? O que é, afinal, a teoria das cordas?

Tudo isso é bem explicado pelos criadores do canal, que se intitulam “desbravadores do conhecimento”. Já que esses vídeos são educativos, interessantes e apropriados para todas as idades, a curadoria da PlayKids escolheu os melhores para o nosso aplicativo!

Quer saber mais sobre essa novidade do PlayKids App? Veja abaixo o que seus filhos podem aprender com o Manual do Mundo:

Compreender processos e etapas de confecção de produtos

Os vídeos que mais popularizaram o Manual do Mundo são aqueles que mostram como as coisas são feitas. Do passo a passo da fabricação de tijolos até o processo da manufatura da fita crepe, seu filho pode descobrir como os produtos chegam a sua casa!

Quais episódios do Manual do Mundo assistir?

Quer que seu filho saiba mais sobre diferentes processos de confecção? Recomendamos:

  • Como é feita a ração de cachorro?: Você sabia que o formato da ração de cachorro tem a ver com a raça do cachorro que vai consumi-la? O mesmo acontece com a ração de gatos! Assista esse episódio e saiba mais.
  • Como é feita a bolinha de gude?: Bolinhas de gude são brinquedos clássicos, que nunca saem de moda. Mas você sabia que elas são feitas de vidro reciclado? Descubra como no episódio!
  • Como é feito um violão?: Nesse episódio, você vai para uma luthieria, que é onde trabalha o paciente luthier – que faz violões. Você sabia que um só violão demora cinco horas para ser feito?

Ser curioso sobre como as coisas funcionam no mundo

Um dos maiores atrativos do Manual do Mundo é que eles trazem respostas para perguntas muito específicas. Há mais de dez anos produzindo vídeos, eles já têm muitos temas interessantes. Mas não para de surgir mais!

Esse fluxo de vídeos de muitos assuntos diferentes aguça a curiosidade das crianças. Elas aprendem como amar aprender, estudar e pesquisar.

Quais episódios do Manual do Mundo assistir?

Quer despertar a curiosidade do seu filho? Assistam:

  • Como funciona um balão?: Você sabia que um balão de ar tem 300 kg de lona? Como isso consegue voar? Nesse vídeo, você faz uma viagem de balão com o Manual do Mundo e descobre como ele funciona!
  • Fomos para a usina nuclear de Angra dos Reis: Quais são os sistemas que fazem uma usina nuclear funcionar? Nesse passeio pela Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, você aprende tudo sobre essas usinas!
  • Como funciona o encontro das águas?: Sabemos que os rios Negro e Solimões se encontram em Manaus. Mas suas águas não se misturam. Como é possível? Descubra nesse vídeo!

Como os conhecimentos aprendidos na escola são aplicados no mundo real

“Quando eu vou usar isso na vida real?” é uma das perguntas mais feitas por estudantes. Na escola, aprendemos os conceitos de forma simples, didática e teórica. Nem sempre conseguimos entender como eles se aplicam na vida real.

No Manual do Mundo, vários vídeos mostram como os conhecimentos de química, física, biologia e matemática se aplicam na vida real. Assim, as crianças conferem mais importância ao que veem na escola.

Quais episódios do Manual do Mundo assistir?

Quer ajudar seu filho a compreender os conhecimentos na prática? Confira:

  • Como é feito o mel?: Seu filho, sem dúvida, já sabe que o mel vem das abelhas. Mas ele sabe como acontece esse processo, qual é o papel do apicultor e como esse alimento faz bem? Descubra nesse vídeo!
  • Como é feito o ímã?: A magnetita, material de propriedade magnética, pode ser encontrada na natureza. Mas não é isso que temos quando compramos um imã. Afinal, como se cria o magnetismo em uma fábrica? Confira neste episódio!
  • MONTANHA-RUSSA CASEIRA no quintal???: Seu filho gosta de criar as mais mirabolantes invenções no quintal de casa? Nesse vídeo, ele vai descobrir como as leis da física ajudaram um jovem de 18 anos a projetar uma montanha-russa em casa!

Ser mais criativo e colocar a mão na massa

Montar os próprios brinquedos é muito divertido para as crianças. Mesmo criar bonecas de papel e material reciclado já torna uma tarde entediante especial. Agora, imagine montar um PAC-MAN hidráulico, usando os conceitos que as crianças aprendem na escola? É outro nível!

O Manual do Mundo tem muitos vídeos que ensinam a montar diferentes brinquedos e utilidades.

Quais episódios do Manual do Mundo assistir?

Quer estimular a criatividade do seu filho? Assistam:

  • Faça em casa um PAC-MAN hidráulico!: O famoso jogo PAC-MAN faz a alegria de crianças de todas as gerações. Mas que tal tirá-lo da tela e colocar a mão na massa? Seu filho se diverte antes mesmo de o brinquedo estar pronto!
  • Como fazer um labirinto 3D?: Com papelão, bolinhas de gude, palitos de churrasco e cola quente, você pode fazer um labirinto que vai divertir toda a família! Que tal fazer hoje mesmo?

O Manual do Mundo traz conteúdos interessantes para todas as idades. Mas no PlayKids App, você pode selecionar a idade do seu filho e encontrar os vídeos que são mais estimulantes para ele!

Além disso, você pode selecionar quais são as habilidades que ele desenvolve mais no aplicativo. Por isso, a experiência do PlayKids App torna os vídeos do Manual do Mundo ainda melhores para os pequenos.

Com o PlayKids App, as crianças aprendem o tempo todo! São jogos, desenhos, livros e atividades para brincar e se desenvolver. Quer saber mais? Clique aqui e acesse o site!

A equipe do Blog PlayKids é formada por especialistas em desenvolvimento infantil, educação e tecnologia, parentalidade e educação.
Fonte

Leia mais notícias sobre Crianças clicando aqui

Loading