• qua. abr 24th, 2024

Ipiranga lança programa para capacitar em tecnologia 300 pessoas com deficiência

mar 4, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Por meio do Inclusão Tech, além de preparar para o mercado de trabalho, até 25 profissionais serão contratados ao final do período

A Ipiranga, com apoio pedagógico da Gama Academy, lança o programa Inclusão Tech, com o objetivo de capacitar e contratar pessoas com deficiência para atuar com Product Design ou Engenharia de Dados na empresa. Outro propósito do programa é preparar, em nível básico, profissionais para atuarem no mercado de trabalho, estimulando a empregabilidade de mão de obra qualificada. O Inclusão Tech visa formar 300 pessoas, sendo que até 25 poderão ser contratadas pela Ipiranga ao final do programa.

O programa tem duração de 140 horas na etapa preparatória, com trilhas de ensino voltadas para produtos e dados. Entre os treinamentos, estão metodologias ágeis, UX design, lógica de programação e business inteligence. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e realizar a inscrição neste link até 22 de março. O Inclusão Tech não exige conhecimento técnico ou diploma de graduação em qualquer área relacionada. Todavia, é necessário ter o ensino médio completo e disponibilidade para residir no Rio de Janeiro, se necessário.

Luciana Domagala, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade da Ipiranga, avalia que esta é mais uma iniciativa em sinergia com os pilares estratégicos da companhia. “Acreditamos que o futuro de uma empresa está ligado ao compromisso de investir no nosso time e na sociedade, com geração de oportunidades por meio da educação e promoção da inclusão. Por isso, buscamos ir além de oferecer vagas para novos talentos. O Inclusão Tech e outras iniciativas da Ipiranga, como os programas Operação Mulher e Construa, são exemplos do nosso trabalho para ampliar efetivamente a pluralidade na companhia e na sociedade, sempre com respeito à diversidade, ao desenvolvimento integral das pessoas e proporcionando maior equidade”, afirma Luciana Domagala.

Para Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, a grande demanda por profissionais de tecnologia reforça a necessidade de iniciativas como essa. “Não é novidade que há uma escassez de profissionais no mercado de tecnologia. Por isso, esses programas são bem-vindos ao mercado, sobretudo, por focarem na capacitação de PcDs, que muitas vezes sequer tem acesso a oportunidades. Estamos entusiasmados em poder realizar o projeto com a Ipiranga e capacitar tantos profissionais”, conclui.

Sobre a Ipiranga

A Ipiranga é uma plataforma de mobilidade e conveniência que facilita o dia a dia das pessoas. Com 85 anos de tradição em operações de excelência e qualidade de combustíveis e atendimento ao consumidor, o relacionamento com clientes e o compromisso com a inovação e o futuro da mobilidade urbana são prioridades do negócio. São cerca de 7 mil postos e mais de 4 mil grandes clientes, que aplicam o portfólio pioneiro de produtos e serviços da Ipiranga para atividades da indústria, transporte, logística e carga. Além de ser uma empresa Top of Mind, a Ipiranga tem as maiores marcas de franquias próprias dos segmentos de conveniência e troca de óleo e pequenos reparos, a AmPm e o Jet Oil, além de um dos maiores programas de fidelidade do Brasil, o Km de Vantagens, com mais de 35 milhões de participantes. A Ipiranga é uma empresa comprometida com as agendas de diversidade e inclusão social, além de promover qualificação profissional, oportunidades para entrada de jovens no mercado de trabalho, voluntariado, iniciativas de carbono neutro e o Saúde na Estrada, um dos maiores projetos nacionais para cuidados e bem-estar do caminhoneiro. A empresa é signatária do Pacto Global e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Sobre a Gama Academy

Fundada em 2016, a Gama Academy é uma escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital nas áreas de design, marketing e programação. Cerca de 90% dos seus formandos foram empregados em mais de 600 empresas. Com a missão de transformar 1 milhão de profissionais nos próximos anos, já soma mais de 200 mil profissionais em sua plataforma. A empresa foi escolhida pela Singularity University como uma das 10 melhores startups de educação do Brasil e eleita pelo segundo ano consecutivo como a melhor startup de educação de 2020, no prêmio Startup Awards da ABStartups. Em 2021, recebeu um investimento inicial de R$ 33,8 milhões da Ânima Educação, player de educação privada do país.

Créditos: Divulgação Ipiranga / André Luiz Mello

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading