• qua. abr 24th, 2024

O novo porto TEPOR em Macaé recebe mais um investimento bilionário e iniciará construção em 2023 para atender as Bacias de Petróleo de Campos e de Santos, prometendo prosperidade para o Rio de Janeiro

mar 5, 2023
Compartilhe Boas Notícias

Projeto TEPOR tem agora todas as autorizações para iniciar construção – Divulgação

A ANTAQ concedeu autorização para colocar em prática novo projeto portuário próximo às Bacias de Petróleo em Macaé

Os Macaenses e cariocas podem comemorar a nova e mais recente autorização para construção do Porto TEPOR em Macaé. Afinal, a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) concedeu uma declaração que permite o andamento do projeto chamada de Terminal de Uso Privado (TUP). Todavia, essa importante conquista vai favorecer a logística de escoamento do petróleo das Bacias de Campos e de Santos.

A construção desse projeto portuário, que estava em trâmite há algum tempo, vai trazer maiores ofertas de emprego para a região e ampliar a capacidade logística. Além disso, a previsão é de que as obras tenham início ainda em 2023 e sejam concluídas dentro dos próximos anos. Contudo, isso só foi possível graças a autorização e a um investimento bilionário. Prossiga para saber mais!

Justiça liberou obras em 2019, o que prometia uma geração de mais de 10 mil empregos já naquela época | Reprodução: Youtube – Click Petróleo e Gás

Autorização da ANTAQ é o que faltava para permitir a construção e angariar ainda mais investimentos

A declaração TUP era o marco final que Macaé precisava para que a construção de fato saísse do papel. Afinal, com essa nova autorização, o projeto passa a ser muito visado por novos investidores, os quais sabem que a construção precisa apenas de um empurrão financeiro.

Mas, por que essa declaração é tão importante para o início do projeto? Porque ela simboliza a etapa final do processo de legalização de um empreendimento. Ou seja, essa autorização comprova aos possíveis investidores que o projeto está dentro dos parâmetros legais do país. Além disso, ela também comprova que o projeto cumpriu as etapas de licenciamento ambiental, sendo passível de execução.

Projeto Tepor recebeu um aporte bilionário para expandir a logística do petróleo em Macaé e é fruto de objetivos ambiciosos para a cidade

O Projeto TEPOR é altamente ambicioso e gerou grande otimismo no mercado nacional de petróleo, por se tratar de uma expansão que vai tornar o Brasil ainda mais marcante no cenário global. Todavia, após a concessão dessa autorização pela ANTAQ, novos contratos estão sendo fechados e os investimentos para início da construção já passam da casa dos R$10 bilhões.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, a construção desse novo porto marca o início de um ciclo de prosperidade e geração de emprego dentro de Macaé. Sendo assim, o que se pode esperar para os próximos anos é uma estrutura ímpar, que vai encher os olhos de investidores do mundo todo.

Com Tepor e a UPGN Macaé tem tudo para ser o maior hub de gás natural do Brasil

A associação entre o projeto TEPOR e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), já instalada na cidade, promete ser a maior hub de gás natural do Brasil. Ambas já possuem todas as licenças cabíveis e devem ter sua construção já no início desse ano.

Dessa forma, Macaé pretende não só continuar sendo referência no petróleo nacional, mas também procura ser uma importante “Cidade Energia”, segundo Vianna. Prova disso é que cada vez mais o município investe em tecnologias que visam a transição energética.

Infraestrutura do novo porto permitirá atender a demanda o mercado offshore de petróleo nacionalmente

Especialistas apontam que a grande infraestrutura desse novo Porto vai atender uma demanda offshore nacional, devido à grande capacidade de operações de logística. Ademais, o TEPOR contará com armazenagem para empresas que desenvolvem atividades tanto na Bacia de Campos quanto na de Santos.

Dessa forma, Macaé ganha ainda mais destaque nacional como um ponto de encontro de diversas empresas grandes e atuam no ramo do petróleo. Afinal, Macaé já é conhecida como a “Capital Nacional do Petróleo” e essa fama não é à toa. Ou seja, essa grande construção surge para reforçar a importância da cidade no contexto nacional e até mesmo mundial. E que venham novos investimentos!

Fonte

Leia mais notícias sobre Meio Ambiente clicando aqui

Loading