• ter. abr 23rd, 2024

Jovem de MG desenvolve técnica capaz de transformar qualquer água em potável por meio da luz do sol

mar 28, 2022
Compartilhe Boas Notícias

Para, pelo menos, 35 milhões de brasileiros, o acesso à água potável não depende apenas de abrir uma torneira. São pessoas que vivem em regiões precárias, sem água encanada, e por conta da falta de acesso ao recurso enfrentam uma série de desafios – entre eles, problemas de saúde e dificuldades de aprendizagem.

Impactar positivamente a realidade desses seres humanos foi o que motivou a estudante de Minas Gerais Bárbara Paiva a desenvolver inovação capaz de transformar qualquer água em potável por meio da luz do sol.

A ideia surgiu durante o mestrado da estudante, que é formada em Engenharia Ambiental. Bárbara estudava sobre a esterilização de parasitas por meio de radiação e foi provocada, na disciplina de ‘Empreendedorismo e Inovação’ do curso, a transformar a pesquisa em um produto ou serviço.

A jovem, então, utilizou os resultados de seus estudos para construir uma garrafa capaz de filtrar a água por meio de radiação solar, garantindo que pessoas que vivem em regiões precárias – inclusive sem acesso à eletricidade – possam purificar o recurso para beber e, também, para outras atividades – tais como cozinhar e tomar banho.

Recém-desenvolvida, a ideia já encantou muita gente – dentro e fora do Brasil! Bárbara foi a vencedora da etapa Brasil do Red Bull Basement University 2021, iniciativa que reconhece ideias inovadoras desenvolvidas por universitários de todo o mundo. Agora, ela concorre a nível global com outros 42 projetos.

O resultado sai neste mês de dezembro! Antes disso, porém, todos os finalistas terão acesso a mentorias com renomados profissionais para, entre outras demandas, pensar formas de produzir em grande escala suas ideias, mapear diferenciais competitivos de seus produtos e criar estratégias para ampliar o mercado de potenciais clientes e consumidores. O vencedor do Red Bull Basement University 2021 ganhará recursos para investir no desenvolvimento tecnológico de sua ideia. Quem mais aí está torcendo para a Bárbara?

Fonte

Leia mais notícias sobre Tecnologia clicando aqui

Loading