• ter. mar 12th, 2024

Suco verde pode ser consumido por crianças e adolescentes

maio 26, 2014 #saúde, #suco verde
Compartilhe Boas Notícias

Consumam mais frutas e vegetais é por meio de sucos, inclusive do famoso suco verde. “Além da grande concentração de nutrientes, a bebida é detoxificante, ou seja, ajuda o organismo a eliminar toxinas”, explica Marcella Garcez Duarte, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia.

O ideal é que seja ingerido em jejum, antes do café da manhã, para a melhor absorção dos nutrientes. “E pode ser tomado diariamente, desde que haja uma variação da receita do suco para que o organismo receba um aporte diferenciado de nutrientes, deixando de lado a monotonia alimentar”, recomenda a especialista.

Quanto servir
Crianças entre a 4 a 8 anos devem tomar cerca de 100 ml de suco verde por dia, enquanto os adolescentes, dos 9 aos 14 anos, podem ingerir 200 ml. Mas lembre de servir o suco logo após o preparo, porque os antioxidantes presentes interagem com o ar e oxidam. “Se for preparado e guardado em embalagem hermética, preferencialmente escura, e refrigerado imediatamente, pode conservar suas propriedades por um pouco mais de tempo”, aconselha a nutróloga.

Não adoce 
As frutas e os vegetais possuem um açúcar natural, por isso não precisam ser adoçados. “O açúcar aumenta o índice glicêmico e os adoçantes artificiais podem interferir negativamente nos nutrientes e no efeito detoxificante”, alerta Marcella Garcez, que argumenta: “Em último caso, acrescente uma pequena quantidade de mel e adoçantes naturais, como sucralose e stevia, mas não é o ideal.”

O suco complementa a alimentação 
É sempre bom lembrar que os alimentos funcionais, como o suco verde, devem ser inseridos em uma dieta equilibrada, variada e acompanhada de um estilo de vida saudável.

Receitas 
Confira três versões de suco verde sugeridos pela médica nutróloga Marcella Garcez Duarte.

Suco 1
Ingredientes: 1 folha de couve manteiga, 1 maçã picada, 1 copo de suco de laranja, 1 colher de chá de suco de limão, ½ talo de salsão picado, 1 fatia de 5 cm de pepino japonês com casca picado. Bata tudo no liquidificador e sirva.

Suco 2
Ingredientes: 1 folha de couve manteiga, 1 fatia de abacaxi picada, 1 copo (200 ml) de água de coco, 1 colher de chá de hortelã fresca picada. Bata tudo no liquidificador e sirva.

Suco 3
Ingredientes: 1 maçã picada, 1 fatia de melão picada, 1 colher de sobremesa de suco de limão, 200 ml de água de coco, 1 colher de sopa de salsinha fresca picada. Bata tudo no liquidificador e sirva.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/

Loading

Deixe um comentário