Vollebak cria camiseta 100% reciclável e que se decompõe após descarte

Autointitulada como a “mais avançada marca de roupas esporte que você vai vestir”, a empresa Vollebak é definitivamente uma marca de extremos: depois de anunciar, no ano passado, o lançamento da mais resistente calça já lançada – projetada para durar 100 anos e resistir ao fogo, à agua e ao tempo -, agora a novidade é uma camiseta completamente reciclável, feita para justamente se desintegrar.

Em nome das urgentes necessidades ambientais, o nome da camiseta, Plant and Algae T-Shirt, explica a peça.

Em tradução livre, o nome significa camiseta de planta e alga, e ela é de fato feita de elementos naturais e sustentáveis, retirados de plantas, madeiras e algas. Até mesmo a tinta utilizada é feita algas filtradas e ressecadas ao sol, que faz com que o quadrado verde que a estampa desaparece com o tempo de uso – e isso é um dos charmes da peça de roupa, de acordo Steve Tidball, fundador da Vollebak.

“Assim que a tinta entrar em contato com o ar ela começa a oxidar, o que significa que o tom de verde irá começar a mudar e sua camiseta parecerá diferente de uma semana para outra, fazendo com que cada item sejam único” afirmou.

O diferencial da Plant and Algae T-Shirt é que ela em doze semana se decompõe por completo após o descarte. A empresa sugere que a camiseta pode efetivamente ser utilizada como um adubo nutritivo no solo, já que a peça é “em parte uma camiseta, em parte alimento de minhoca”, como diz o release de lançamento.

“Uma vez que você a deixou de usar, você pode enterra-la de volta na terra, e ela irá se biodegradar em 12 semanas” afirmam, sugerindo que ela pode ser enterrada no jardim ou inserida a uma composteira.

Fonte: Hypeness

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »