• ter. abr 23rd, 2024

4 dicas para ensinar a diversidade para as crianças desde cedo

jan 21, 2021
Compartilhe Boas Notícias

A diversidade é um assunto muito importante e que precisa ser introduzido e conversado com as crianças desde cedo. Falar sobre diversidade, é ensinar sobre a representatividade, empatia e ajudar para que as novas gerações  não perpetuem comportamentos machistas, racistas e homofóbicos, por exemplo. Claro que a diversidade é um assunto amplo e que está em todos os lugares que vamos, além disso outras culturas também fazem parte dessa grande diversidade.

Deixe a criança ter acesso ao que é diferente 

Um jeito de fazer isso, é mostrar para a criança situações, lugares e pessoas diferentes dela e que fazem parte do cotidiano. Você pode fazer isso principalmente pelo convívio, mas também ao mostrar  filmes, livros, séries e outros produtos culturais que abrange a diversidade. É sempre importante lembrar que, quanto maior for a diversidade do círculo dela, mais fácil vai ser para ela se acostumar com as pessoas diferentes dela. E naturalmente, as crianças são mais abertas que os adultos quando o assunto é aceitar o que é “estranho” para eles.

Seja o exemplo 

Assim como todos os outros âmbitos da educação das criança, essa também precisa acontecer pelo exemplo. Se você reforça comentários discriminatórios ou tem dificuldades para lidar com as diferenças, há uma grande chance de que a criança repita esse comportamento. Mas, esse comportamento ainda pode ser mudado, não tem idade certa para evoluir e pode ser um ótimo momento de aprendizagem para os dois. 

Use o lúdico para ensinar 

Brincar faz parte do universo infantil e traz vários benefícios para o desenvolvimento delas. Existem muitas delas que podem ensinar sobre a beleza e a importância da diversidade. Uma dica fácil e rápida é comprar kits de lápis de cor e canetas que trazem várias cores diferentes para representar a cor de pele, não apenas o salmão. E incentivar a criança a desenhar e colorir cada pessoa com uma cor, essa representação vai ser natural e ela vai ajudar a fixar essa ideia no subconsciente dela. A cor do lápis pode ser qualquer uma, desde os clássicos até o azul ou verde, para mostrar a riqueza que existe quando temos diversidade.

Valorize a representatividade 

Apresentar exemplos de pessoas que ocupam cargos grandes e importantes e que são de diversas raças, nacionalidades e tipos físicos e quando a criança se vê alguém que ela admira e que se parece com ela, isso aumenta a autoestima da criança. Além disso, aumentar essa autoconfiança e apresentar líderes de diversos lugares, faz com que a criança saiba a importância de se ter pessoas diferentes. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto 

Fonte: https://www.primistili.com.br/algumas-vantagens-de-ter-um-animal-de-estimacao-em-casa-para-voce-e-sua-familia

Loading