• ter. mar 12th, 2024

Nova Jersey é o primeiro estado dos EUA a banir animais selvagens dos circos

jan 18, 2019
Compartilhe Boas Notícias

O governador do estado de Nova Jersey, Phil Murphy, assinou um projeto de lei proibindo o uso de elefantes, leões e outros animais selvagens e exóticos em atos de circo que viajam pelo estado.

Assim, Nova Jersey se torna o estado pioneiro dos Estados Unidos da América a aprovar tal lei. Conhecida como “Lei de Nosey”, foi projetada para proteger os animais em atos de circo itinerante contra exploração e abuso. Nosey, o homônimo da lei, é um elefante africano de 36 anos que foi forçado a viajar pelo país com um circo, embora o animal sofresse de artrite incapacitante.

“Esses animais pertencem a habitats naturais ou a santuários da vida selvagem, e não a espetáculos em que a segurança deles e a segurança dos outros estão em risco”, disse o governador Murphy em um comunicado à imprensa.

Histórico do processo

O governador Murphy disse que a lei finalmente se tornou realidade por causa dos anos de trabalho duro do senador Ray Lesniak, e o projeto de lei foi aprovado na Assembléia Legislativa de Nova Jersey com apenas três votos opostos. O projeto também foi amplamente aprovado durante a última sessão legislativa do estado, mas o então governador Chris Christie se recusou a assiná-lo.

O veto de Christie ao projeto de lei forçou a legislatura a começar do zero quando Murphy se tornou governador.

Uma das patrocinadoras do projeto, a senadora Nilsa Cruz Perez, agora está convocando outros estados a seguirem a liderança de Nova Jersey. Ela disse que os animais de circo sofrem abusos diariamente por parte de seus treinadores, por motivos de entretenimento do público. Essa lei protege os animais de serem abusados ​​como Nosey – que agora está seguro e vive em um santuário de animais.

No ano passado, a crescente preocupação do público com o bem-estar animal fez com que a Ringling Bros. e a Barnum & Bailey Circus fechassem seu “maior espetáculo na Terra” após um período de 146 anos. Quando eles removeram os elefantes de suas turnês, o circo não conseguiu se recuperar da queda nas vendas de ingressos.

Illinois e Nova York já proibiram o uso de elefantes em viagens ou atos de entretenimento. Mas Nova Jersey foi a primeira a banir todos os animais selvagens e exóticos.

Fonte: The Greenest Post

Loading