Eclipse total da Lua promete dar show nesse final de semana

Eclipse total da Lua promete dar show nesse final de semana
Avalie este conteúdo

Na madrugada do dia 21 (segunda-feira), teremos a oportunidade de testemunhar um belo eclipse lunar total daqui do Brasil. O fenômeno começará à 1h35 (horário de Brasília) da noite de domingo para segunda, durando até as 4h51, com o momento do eclipse total acontecendo às 2h41.

O eclipse lunar acontece no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra passando em frente ao Sol, e é preciso um alinhamento certeiro para que o eclipse seja total, ou seja, com a sombra do nosso planeta cobrindo toda a visão da Lua.

Durante o eclipse, a Lua aparecerá no céu em tons de vermelho e laranja, na chamada “Lua de Sangue”. Essa mudança de cor, antigamente tida como presságio de maus agouros por algumas culturas, na verdade é provocada pela refração dos raios solares na atmosfera da Terra.

Neste próximo eclipse lunar total, além de avermelhada, a Lua estará maior do que o habitual, uma vez que ela está em máxima aproximação com o nosso planeta — o que é chamado de Perigeu, com esta Lua maior sendo chamada de Superlua. No Perigeu, a Lua parece 14% maior e sua superfície fica 30% mais brilhante do que no Apogeu (durante o que chamamos de Microlua).

Para ver o eclipse, você não precisará de nenhum equipamento astronômico, bastando olhar para o céu na madrugada de domingo para segunda. Contudo, vale lembrar que, caso o tempo esteja fechado, com muitas nuvens, a visualização da Lua pode ser prejudicada ou até mesmo impedida por completo.

De qualquer maneira, astrônomos independentes, entusiastas e agências espaciais estarão registrando e também transmitindo o fenômeno ao vivo pela internet. Então, se um céu encoberto prejudicar a visualização do eclipse a olho nu em sua cidade, você pode acessar o site do Slooh Observatory, que fará a transmissão ao vivo — mas pode ser que o site cobre um valor para os visitantes acessarem a transmissão. Caso isso aconteça mesmo e você não esteja disposto a pagar, outra opção é sintonizar na live do TimeAndDate, que já está disponível no YouTube e começará a transmissão na noite de domingo (20):

O próximo eclipse lunar que acontece neste ano será no dia 16 de julho, mas não será total como este de janeiro, sendo apenas parcial e visível da América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália, e também não acontecerá durante uma Superlua. Mas o ano de 2019 também nos reserva um eclipse solar, que acontecerá no dia 2 de julho e será visível de maneira parcial em algumas cidades do Brasil, com início às 17h11 (horário de Brasília) com o pico acontecendo às 17h49.

Fonte: CanalTech

Se você quer receber atualizações sobre este tema ou outros de nossa página, inscreva-se abaixo:
Receba boas notícias em seu Email


Translate »