• ter. mar 12th, 2024

Famílias separadas pela Guerra da Coreia se reencontram após décadas

ago 20, 2018
Compartilhe Boas Notícias

Nova série de reuniões de famílias divididas foi decidida após reaproximação diplomática na península desde o início do ano.

Idosos sul e norte-coreanos se reencontraram nesta segunda-feira (20), na Coreia do Norte, pela primeira vez desde que as suas famílias e a península foram separadas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

Esta nova série de reuniões de famílias divididas, que é a primeira em três anos, foi decidida após a reunião do líder norte-coreano, Kim Jong-un, e do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em abril deste ano.

Os reencontros acontecem em um resort na cidade de Monte Kumgang, sob a supervisão de agentes norte-coreanos. Até a próxima quarta-feira (22), 89 idosos sul-coreanos e seus companheiros de viagem passarão 11 horas com os familiares do Norte nesse local.

Entre os familiares que se reencontraram nesta segunda, estão Lee Keum-seom, de 92 anos, e seu filho Ri Sang Chol, de 71 anos. Assista no vídeo acima.

Eles não se viam desde a guerra, quando ficaram presos nos dois lados da Zona Desmilitarizada, que hoje separa as duas Coreias. Lee Keum-seom ficou separada do marido e do filho, que na época tinha quatro anos, e partiu em uma balsa para o Sul com sua filha, que a acompanha neste reencontro.

“Quantas crianças você tem? Você tem um filho?”, perguntou a mãe durante o reencontro.

“Mãe, meu pai era assim”, disse o filho mostrando uma foto de seu pai, que também ficou na Coreia do Norte.

Antes de partir para o encontro, Lee disse que queria perguntar ao filho como ele cresceu sem a mãe e como seu pai o tinha criado. “Não sei o que sinto, se é positivo, ou negativo. Não sei se é real, ou um sonho”, afirmou a idosa antes do encontro.

No Sul, ela voltou a se casar e criou sete crianças, mas nunca deixou de se preocupar com aquele filho.

Reencontros

A Guerra da Coreia separou milhões de pessoas: irmãos, pais e filhos, maridos e mulheres. O conflito acabou com um armistício, sem a assinatura de um tratado de paz. Por isso, Norte e Sul ainda estão tecnicamente em estado de guerra e as comunicações civis permanecem proibidas.

Após o encontro em abril, Moon e Kim Jong-un se comprometeram a assinar um acordo de paz ainda em 2018.

Fonte: G1

Loading